Na última segunda-feira, 25, aconteceu o cerimonial de abertura da 39° Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM, que este ano tem como tema “Da ciência à resiliência”. Durante a abertura, a vice-reitora da Universidade destacou o número recorde de inscrições de 2024. Também aconteceu a apresentação do Duo de Flauta e Violão da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, além da premiação dos vencedores dos Prêmios de Destaques em Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Imprensa, categoria adicionada este ano.
A avaliação dos candidatos ao prêmio Destaque em Inovação contou com a participação da equipe da Proinova. Foram agraciados com o prêmio as categorias:
- Invenção no mercado: docente da UFSM que possua proteção de tecnologia licenciada.
- Pesquisador na Empresa: docente da UFSM que possua coordenações de projetos de PD&I com empresas por meio de fundações de apoio.
- Startup Inovadora: empresa incubada na Pulsar da UFSM.
A categoria “Invenção no mercado” premiou Maurício Veloso Brun, professor associado da Universidade Federal de Santa Maria e do Programa de Pós Graduação em Medicina Veterinária da UFSM. Sua contemplação na categoria se deve, principalmente, ao desenvolvimento de plataforma de tração multidirecional para a realização de videocirurgias gasless. Esse método possibilita a realização de cirurgias minimamente invasivas sem a necessidade de insuflar o abdome do paciente com gás carbônico. A tecnologia foi licenciada pela empresa Bhio Supply e está em produção para comercialização. Ademais, o professor possui três pedidos de patente nacionais e um pedido de registro de desenho industrial, todos vinculados à UFSM.
Já na categoria “Pesquisador na empresa”, o vencedor foi Gustavo Brunetto, professor associado no Departamento de Solos da UFSM. Sua contemplação na categoria se deve a atuação promovendo avanços científicos que melhoram a qualidade e a produtividade da produção de uvas e vinhos no Rio Grande do Sul. Por meio de parcerias com a Vinícola Salton e a Cooperativa Vinícola Aurora, Brunetto desenvolveu recomendações de adubação e calagem que reduziram o uso de fertilizantes, geraram economia para os produtores e melhoraram a qualidade do vinho.
Além disso, seus projetos contribuíram para a formação de mestres, doutores e pesquisadores, além de captar expressivos recursos para a UFSM e fortalecer a relação entre a universidade e o setor produtivo. As colaborações com as vinícolas resultaram em mais de 40 publicações científicas e eventos de capacitação, beneficiando mais de 100 viticultores anualmente. Ao todo, Brunetto coordena um acordo de parceria, um acordo de cooperação técnica e três projetos globais.
Por fim, a empresa vencedora da categoria “Startup Inovadora” foi a Farm 360, que trabalha com prestação de serviços de assessoria em agricultura de precisão, oferecendo soluções inovadoras como taxa variável de insumos, mapeamento de compactação do solo e irrigação em várzeas.
Sua contemplação na categoria se deve pelo trabalho em aliar tecnologia geoespacial para criar mapas de colheita e práticas sustentáveis como mulching, a empresa contribui tanto para a eficiência produtiva quanto para a preservação ambiental. Sua colaboração com a UFSM em projetos de pesquisa fortalece o ecossistema de inovação local, gera empregos qualificados e apoia a formação acadêmica.
Nas demais premiações, os vencedores foram:
-
Ensino: Fernanda Reis Favarin e Mitieli Seixas Da Silva.
-
Pesquisa: Marcio Antonio Mazutti.
-
Extensão: Luciano Zucuni Pes, Fernanda Mirasso Lemes e a Comunidade de Vale Vêneto.
-
Imprensa: Rodrigo Temp Müller.
A programação da JAI se estenderá até o final da semana e inclui apresentações orais e de banners, além de eventos-satélite, como simpósios, colóquios, fóruns, semanas acadêmicas, seminários, encontros, rodas de conversa e minicursos.
Para mais informações, acesse a página do evento.
Texto: Gabriela de Almeida, bolsista de comunicação da Proinova.
Revisão: Debora Seminoti Tamiosso. comunicação Proinova.