Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Novas perspectivas para fomentos de projetos de pesquisa e inovação: a UFSM institui o comitê institucional para projetos EMBRAPII



A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) financia projetos de pesquisa e inovação na Indústria Brasileira por meio da intervenção de empresas e instituições de pesquisa.

A UFSM é uma destas instituições credenciadas junto a EMBRAPII, por meio da Unidade vinculada ao Instituto de Redes Inteligentes (INRI).  O Instituto desenvolve projetos de pesquisa aplicada, projetos de inovação e prestação de serviços especializados com foco em Recursos Energéticos, Conversão de Energia e Mobilidade.

Este credenciamento permite ao Instituto, e por consequência a UFSM,  a captação de recursos financeiros para os projetos e a celebração de parcerias estratégicas com empresas do setor elétrico e industrial. Isso fomenta a inovação e o avanço tecnológico no país, consolidando a missão institucional da UFSM de afirmar-se como uma instituição de excelência na formação de recursos humanos, em atividades de pesquisa, extensão e inovação, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil.

 

Com vistas à expansão do escopo do Instituto para contemplar outras áreas de pesquisa na UFSM, a Pró-reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova) criou o Comitê Institucional das Unidades EMBRAPII. Esse comitê terá a função de planejar, coordenar e acompanhar as atividades das Unidades EMBRAPII da UFSM, proporcionando maior apoio institucional, fortalecendo a unidade atual e prospectando outras áreas de pesquisa e inovação para ampliar a já qualificada referência construída pelo Instituto.

 

O diretor do INRI, Leandro Michels, destacou os desafios e conquistas ao longo dos anos. “Desde o início, trabalhamos para atender com excelência as metas impostas pela unidade e as demandas das empresas. A recente conquista da avaliação de Unidade Ouro demonstra nosso bom desempenho operacional e nos dá a prerrogativa de ampliar a atuação para novas áreas, como energia e mobilidade”, afirmou.

 

Ele também ressaltou a importância da institucionalização para o futuro da UFSM no cenário de pesquisa e inovação: “A estrutura do comitê permitirá que pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento colaborem e participem de projetos estratégicos, impulsionando a expansão da unidade e atraindo mais recursos e parcerias. Esse movimento é essencial para consolidar a UFSM como referência nacional e internacional em pesquisa e inovação”.

 

O Vice Diretor do INRI, Daniel Arenhardt, destaca o cenário promissor nesta institucionalização: “A criação do Comitê elevará a visibilidade da Unidade, oferecendo novas oportunidades de parceria e permitindo a divulgação de novos pesquisadores”, destacou Arenhardt. Ainda acrescentou que essa visibilidade impactará positivamente na formalização de novos projetos para o próximo ciclo.

 

Por fim, o pró-reitor da Proinova, Professor Daniel Bernardon acrescentou: “A unidade EMBRAPII encontra-se na maturidade operacional, categoria Ouro, que permite alçar maiores desafios agregando novos pesquisadores e aumentando a carteira de projetos. Para tanto, a institucionalização se faz necessária para que se tenha todo apoio no processo de ampliação.” 


Para saber mais sobre a Normativa, acesse: Portaria Normativa UFSM 088/.2024 da Resolução do Comitê Institucional das Unidades EMBRAPII.

Texto: Gabriela de Almeida, bolsista de jornalismo da Proinova.

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso, comunicação Proinova.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-7651

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes