A UFSM, a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e a WEG, multinacional brasileira fabricante de equipamentos elétricos, unem esforços para a realização de projeto na área de geração solar fotovoltaica. A cooperação foi viabilizada por meio do Instituto de Redes Inteligentes (centro de competência da UFSM credenciado como Unidade EMBRAPII).
O projeto, coordenado pelo professor Lucas Vizzotto Bellinaso, do Departamento de Processamento de Energia Elétrica da UFSM, conta com a participação de alunos de mestrado e doutorado vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e alunos de iniciação científica dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação, bem como docentes do Departamento de Processamento de Engenharia Elétrica.
Para o professor, o projeto representa não apenas uma oportunidade de avanço tecnológico, mas também uma porta de entrada para futuras colaborações com a empresa parceira. “É o primeiro projeto que a WEG realiza com a UFSM. Esperamos que isso abra caminho para novas parcerias”, afirmou o coordenador.
De acordo com Bellinaso, a parceria também traz benefícios significativos para os alunos envolvidos, que receberão bolsas de estudo e poderão vivenciar as etapas de desenvolvimento de um projeto voltado para as necessidades da indústria. O coordenador acrescenta que os próximos passos envolvem o estudo do estado da arte e desenvolvimento de sistemas eletrônicos e algoritmos para atender às normas técnicas e solucionar os desafios encontrados na detecção de arcos elétricos em sistemas fotovoltaicos.
Ao final do projeto, espera-se alcançar o nível 6 de TRL (Nível de Maturidade Tecnológica), com a criação de um protótipo testado e validado, pronto para ser implementado pela empresa parceira. Dessa forma, a parceria entre UFSM e WEG não só impulsiona o avanço tecnológico, mas também contribui para a segurança e o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Texto: Gabriela de Almeida, bolsista de jornalismo da Proinova
Revisão: Debora Tamiosso, Comunicação Proinova