Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Acordo de cooperação entre UFSM e Construbrás busca substituir parcialmente os fertilizantes químicos em pastagens



UFSM e Construbrás assinam acordo de cooperação para realização do projeto “Remineralizador de solo em pastagens de inverno”. O projeto, que deve ser desenvolvido durante 48 meses, busca estudar o potencial transformador de um remineralizador elaborado a partir de pó de rocha basáltica, destinado a substituir parcialmente os fertilizantes químicos em pastagens.

O objetivo da iniciativa consiste na criação de um contribuinte nacional sustentável e livre de produtos químicos para o setor agrícola. O professor coordenador do projeto, Elson Martins Coelho,  afirmou: “Nós buscamos produzir um contribuinte sustentável, avaliando o potencial desse remineralizador nas pastagens e almejando, por fim, a independência nacional dos fertilizantes químicos”.

A parceria com a Construbrás possibilita um suporte logístico na análise dos solos, promove a integração entre universidade e indústria, proporciona uma visão das demandas do mercado e oferece treinamento para que os estudantes aprendam sobre a rotina de uma empresa.

Conforme o projeto se desenvolve, o professor enfatiza uma abordagem meticulosa. Começando por examinar o processo sem o remineralizador, a equipe irá introduzi-lo progressivamente, em doses incrementais, até atingir o resultado esperado. Coelho ainda afirma que, após a finalização do projeto, seu objetivo é de que a parceria entre a UFSM e a empresa continue, a fim de avançar nas pesquisas e testar outras possibilidades.

 

Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-6220

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes