Nesta semana, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS – SDECT divulgou a relação dos projetos aprovados na chamada pública do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos DCIT Nº 01/2016 onde a UFSM conseguiu aprovação de 2 projetos, sendo um em primeiro lugar e o outro em quarto lugar geral. Juntos, estes projetos somam um investimento de 2 milhões de reais.
A seleção dos projetos na UFSM aconteceu através da Chamada Interna AGITTEC/UFSM 01/2016, com base no caráter inovador, tendo como objetivo a concepção ou aprimoramento de processos; produtos e/ou serviços com aplicação no setor produtivo.
O projeto classificado em primeiro lugar foi “Ensaio e desenvolvimento de sistemas fotovoltaicos para apoio ao setor de energias renováveis no RS”, coordenado pelo Professor Leandro Michels, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e ao Depto. de Processamento de Energia Elétrica do Centro de Tecnologia. O projeto tem foco na geração de energia sustentável através do desenvolvimento de estrutura laboratorial na UFSM para ensaio de inversores fotovoltaicos, apoiando o desenvolvimento de atividades que envolvam a geração de energias por meio da conversão direta da energia solar em energia elétrica, por meio de sistemas fotovoltaicos, reduzindo assim impactos ambientais e fomentando a geração de energia através de recursos renováveis. A Sonnen Energia, empresa incubada na Pulsar Incubadora da UFSM, é parceira deste projeto.
Em quarto lugar, foi selecionado o projeto “Desenvolvimento de equipamento para descarga automática de produtos em silos graneleiros”, do Professor Leonardo Nabaes Romano, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola e ao Depto. de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de equipamento capaz de realizar descarga automática de produtos em silos de armazenagem de grãos. O equipamento a ser desenvolvido pretende minimizar e até evitar o acesso de trabalhadores no silo. O projeto tem como empresa parceira a Metalúrgica Cofelma.