Nos meses de outubro e novembro, a Coordenadoria de Transferência de Tecnologia participou da assinatura de acordos importantes entre a Universidade Federal de Santa Maria e empresas públicas e privadas.
Em 22 de outubro, sob coordenação do professor Erich Rodriguez, o acordo foi firmado entre São Gabriel Saneamento S.A., Pauluzzi Cerâmicas Santa Maria LTDA, FATEC e UFSM. O objetivo é avaliar o potencial aproveitamento de um resíduo gerado no processo de tratamento de águas como matéria prima na produção de blocos cerâmicos. O projeto contribui com o desenvolvimento sustentável e economia circular da região.
Ainda em outubro, o projeto “Modelagem para a previsão e monitoramento da evasão de unidades consumidoras, devido à expansão da geração distribuída fotovoltaica” foi assinado entre Centrais Elétricas de Carazinho S.A. (Eletrocar), FATEC e UFSM. Sob coordenação do professor Julio Mairesse Siluk, o projeto auxiliará na identificação de indicadores e na geração de informações relevantes que possam contribuir para as políticas públicas do setor elétrico.
No início de novembro, foi firmado um acordo entre Elekeroz S/A e UFSM, sob coordenação da professora Fernanda de Castillos. O projeto visa desenvolver uma nova tecnologia para a produção de Tereftalato de Dioctila, que é um plastificante de materiais vinílicos, principal substituinte do Ftalato de Dioctila, que está sendo proibido de ser empregado em determinadas aplicações devido a problemas relacionados à saúde. Atualmente, este novo plastificante (Tereftalato de Dioctila) não é produzido no nosso país.
Os acordos assinados junto a essas instituições são importantes pois estimulam o desenvolvimento tecnológico e econômico, além de incentivar a pesquisa aplicada em problemas reais da sociedade.