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UFSM firma parceria com a empresa Vitrola  para desenvolver modelo de inteligência de dados aplicado a negócios



A UFSM firmou um acordo de parceria com a empresa Vitrola  para desenvolver o projeto “Vitrola IA: Modelos de Predição e Inteligência de Dados aplicados ao ambiente de negócios”. Com apoio da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS), o projeto tem como objetivo aprimorar a tomada de decisão da empresa na abertura de novos pontos de venda, utilizando inteligência de dados e análise preditiva.

Coordenado pelo professor do Departamento de Tecnologia da Informação da UFSM Frederico Westphalen, Roberto Franciscatto, o projeto é uma iniciativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação que busca fortalecer a relação entre a Universidade e o setor empresarial. “A proposta nasceu da necessidade da Vitrola em expandir sua presença no mercado de forma estratégica. A partir do uso de algoritmos e modelos preditivos, queremos identificar padrões de comportamento e apontar os melhores locais para novos pontos de venda, garantindo mais assertividade nas decisões da empresa”, explicou Franciscatto.

A Vitrola , uma das cinco maiores editoras e distribuidoras do Brasil, já possui cerca de 3 mil pontos de venda e ainda busca sua expansão. O sistema a ser desenvolvido permitirá que a empresa utilize inteligência de dados para avaliar informações estratégicas e, assim, definir novas unidades de comercialização de seus produtos. “Esse modelo não apenas ajudará na escolha dos locais, mas também contribuirá para um crescimento mais sustentável e alinhado às demandas do mercado”, acrescentou o coordenador.

O projeto envolve três partícipes: a Vitrola , responsável por fornecer os dados e definir as necessidades estratégicas, a UFSM, que contribuirá com conhecimento técnico e expertise acadêmica e a FAURGS, que atuará como facilitadora do processo, promovendo a integração entre universidade e empresa. “Esse tipo de parceria é benéfica para todas as partes. A universidade cumpre seu papel de levar conhecimento e inovação para além do ambiente acadêmico, enquanto os alunos e pesquisadores envolvidos ganham experiência prática em projetos aplicados. Já a empresa, por sua vez, se beneficia ao receber uma solução baseada em pesquisa científica, desenvolvida especificamente para suas necessidades”, destacou Franciscatto.

Além de impulsionar a inovação no setor empresarial, o projeto também fortalece a formação acadêmica dos alunos da UFSM. Segundo o coordenador do projeto, a participação dos estudantes é essencial para a execução das pesquisas e permite que os estudantes desenvolvam habilidades fundamentais para o mercado de trabalho. “Iniciativas como essa dão aos alunos a oportunidade de aplicar, na prática, o conhecimento adquirido em sala de aula. Isso torna a experiência universitária muito mais enriquecedora e prepara esses jovens para os desafios do futuro”, afirmou.

Com duração de 12 meses, o projeto está atualmente na fase inicial, focada no alinhamento entre equipe e empresa, na definição dos dados relevantes e no planejamento das próximas etapas. A expectativa é que, ao final do processo, a ferramenta desenvolvida pela UFSM ofereça à Vitrola um sistema eficiente para apoiar sua expansão no mercado brasileiro.

 

 

Texto: Gabriela de Almeida, bolsista de jornalismo da Proinova.

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso, comunicação Proinova.

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