Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM fortalece conexão entre academia e mercado com o Projeto de Mentoria Empresarial



A UFSM, por meio do Projeto de Mentoria Empresarial, está criando novas oportunidades para aproximar os estudantes do mercado de trabalho. A iniciativa, liderada pela Coordenadoria de Educação Empreendedora (CEE) da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (PROINOVA), busca fortalecer a formação empreendedora e proporcionar experiências reais de interação entre alunos, professores e empresários.

 

Por meio do projeto, estudantes têm a chance de aprender diretamente com mentores empresariais, que compartilham suas trajetórias, conhecimentos e orientações práticas. Além disso, professores de diversas áreas podem integrar a mentoria às suas disciplinas, desenvolvendo metodologias inovadoras para o ensino de empreendedorismo.

 

Para um dos coordenadores do projeto, o empresário Carlinhos Costabeber, a mentoria empresarial é um processo de benefícios mútuos: “Para as empresas, é uma oportunidade de oxigenar a cultura organizacional, trazendo tecnologia, melhoria na gestão e uma visão externa diferenciada. Além disso, facilita a contratação de talentos com o perfil desejado pelas empresas”, destaca. No entanto, ele ressalta que ainda há um grande distanciamento entre a academia e o setor produtivo. “Infelizmente, essa distância persiste por culpa dos dois lados. Todos perdem com isso. O objetivo do projeto é quebrar esse paradigma e aproximar esses mundos.”

 

A professora e Coordenadora da CEE, Carmen Brum Rosa, também coordenadora do projeto, reforça a importância da mentoria para os estudantes. “Essa interação enriquece a experiência acadêmica, proporcionando uma compreensão real  dos desafios e práticas do mundo corporativo. Isso fortalece a cultura empreendedora dentro da UFSM e amplia as oportunidades de estágio e o acesso dos discentes ao mercado de trabalho.”

 

Para os alunos, a experiência tem sido enriquecedora. Matheus Souza, um dos discentes participantes do projeto, destaca que a mentoria possibilitou um contato próximo com empresários, algo que dificilmente aconteceria fora desse ambiente. “Foi muito bom ter essa aproximação com pessoas que já estão no mercado, tirar dúvidas e aprender com as vivências deles. Além disso, ampliar a rede de contatos é essencial, tanto para conseguir um estágio quanto para a futura entrada no mercado de trabalho.” Ele também percebeu mudanças na sua visão sobre o empreendedorismo e o mundo profissional. “Sempre ouvimos sobre o mercado por meio da família e dos amigos, mas escutar diretamente de empresários, especialmente do mercado de Santa Maria, trouxe uma perspectiva mais objetiva e detalhada.”

Além de gerar aprendizado, Matheus acredita que essa experiência agregou valor à sua formação. “A mentoria expandiu minha rede de contatos, o que já está me ajudando na busca por um estágio. Também me permitiu conhecer a trajetória dos empresários e entender melhor seus princípios e os valores das empresas, algo essencial para quem quer ingressar no meio. Sem dúvida, me sinto mais preparado, tanto para trabalhar em uma empresa quanto, no futuro, empreender.

O projeto ocorre por meio de encontros presenciais nos quais alunos, professores e mentores empresariais discutem casos reais e simulações práticas. A proposta inclui troca de experiências entre professores e mentores, que colaboram para integrar conhecimento acadêmico à prática de mercado e estímulo à inovação, através do desenvolvimento de projetos piloto e propostas inovadoras com o apoio de empresários parceiros.

 

A CEE tem planos para expandir a Mentoria Empresarial na UFSM. Segundo Carmen Rosa, a expectativa é que mais professores incorporem a iniciativa em suas disciplinas, aumentando o número de empresários envolvidos e ampliando o impacto do projeto. Já Costabeber se mostra otimista com o engajamento crescente do setor empresarial. “Convivo com uma nova geração de empresários vencedores, que valorizam o trabalho de mentoria. As perspectivas são maravilhosas”, afirma.

 

Como participar?

 Professores interessados em integrar a mentoria às suas disciplinas podem entrar em contato com a equipe de Educação Empreendedora da PROINOVA. O primeiro passo é preencher o formulário de interesse: https://forms.gle/mVGQMFP5mLLVkX7T9

 A PROINOVA está à disposição para orientar e facilitar a implementação de atividades que unam academia e mercado, fomentando uma formação mais inovadora e empreendedora. 

Entre em contato pelo e-mail proinova.ce@ufsm.br para mais informações.



 Texto: Gabriela de Almeida, bolsista de jornalismo da Proinova.
Revisão: Debora Seminoti Tamiosso, comunicação Proinova.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-8140

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.