Durante os dias 7 a 10 de novembro, a UFSM estará presente na 2° Feira de Veículos, Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis (EletricMove), que acontecerá no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul – RS. A programação contará com painéis, palestras e a apresentação de cases de sucesso. A professora do Centro de Tecnologia da UFSM, Luciane Neves, irá participar de um dos painéis, que abordará “O papel das universidades no desenvolvimento de tecnologias para mobilidade e descarbonização”.
A Feira é voltada para Empresas com produtos ou serviços destinados à mobilidade elétrica, como:
- Componentes e sistema elétrico;
- Tecnologias de baterias e armazenamento de energia;
- Equipamentos de recarga e estações de carregamento;
- Inovações em design e materiais para veículos elétricos;
- Sistemas de comunicação e segurança para mobilidade inteligente;
- Soluções de sustentabilidade.
Neste ano, a UFSM marcará presença de forma significativa no evento, que já é uma das maiores feiras de Veículos, Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis do país. A participação da Universidade envolve a organização da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova), da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), do Centro de Tecnologia (CT) e do Instituto de Redes Inteligentes (INRI), Unidade Embrapii da UFSM, que atua nas áreas de Energia e Mobilidade, Conversão de Energia e Mobilidade.
O espaço da Universidade contará com estande, onde será apresentado o potencial da UFSM nas áreas temáticas do evento e uma área dedicada a reuniões com o público presente. Além disso, também serão apresentadas as ações da Proinova e do Inovatec Parque Tecnológico.
A bolsista do Núcleo de Prospecção e Valoração da UFSM, Luana Giazzon, destacou: “Nossa expectativa é fortalecer o relacionamento com empresas do setor e viabilizar novas parcerias para o desenvolvimento de projetos inovadores, unindo nossa infraestrutura e expertise em pesquisa às demandas do mercado”. Ela ainda concluiu que será uma oportunidade para destacar o papel da Unidade Embrapii da UFSM, reforçando a relevância dos ambientes de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da Universidade.
A Feira será aberta para a visitação do público e receberá estudantes da UFSM. A programação completa pode ser acessada através do link: Programação.
Texto: Gabriela de Almeida, bolsista de comunicação da Proinova.
Revisão: Debora Seminoti Tamiosso, comunicação Proinova.