Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisadores apresentaram projetos inovadores durante Pitch Day da UFSM



O Pitch Day, realizado no dia 24 de setembro no Coworking da Pulsar Incubadora, marcou o encerramento do Programa Treinamento em Inovação, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pela Emerge, empresa especializada em deep techs. O evento reuniu 12 projetos desenvolvidos por pesquisadores que, ao longo de três fases, aprenderam a transformar suas pesquisas em potenciais negócios de base científica.

Durante o Pitch Day, os projetos foram apresentados, abordando temas como inteligência artificial, sustentabilidade e saúde. Entre eles, o pesquisador Felipe Minuzzi apresentou um aplicativo que utiliza Inteligência Artificial para diagnóstico precoce de câncer de colo do útero. “Foi uma experiência completamente diferente do habitual. Apresentar o potencial enquanto negócio da pesquisa, e em cinco minutos, foi bem diferente, mas muito interessante!”, comentou Minuzzi, sobre sua apresentação.

O pesquisador também destacou o impacto do Treinamento em Inovação em sua carreira: “Acredito que o treinamento tenha trazido uma habilidade a mais para mim como professor e pesquisador, que é entender como apresentar um resultado de pesquisa que tem potencial para virar produto ao mercado, seja qual for o modelo de negócios utilizado”. Ainda acrescentou que o Treinamento abriu seus olhos para as possibilidades de interações entre a academia e as empresas, seja criando algo dentro da UFSM ou trazendo parceiros externos. 

Munizzi também agradeceu a Proinova e a Emerge pela oportunidade, destacando a importância das mentorias promovidas pela empresa, que contribuíram no desenvolvimento do seu projeto. O professor ainda salientou que está a procura de um parceiro que permita aumentar a equipe técnica da sua pesquisa, principalmente na parte de TI da solução.  Sobre a apresentação dos demais projetos, Munizzi afirmou:  “Foi incrível ver a capacidade e criatividade que temos aqui na UFSM com pesquisas que têm potencial de virar negócio ou de atrair parceiros. Foi perceptível que todos que participaram do Treinamento se engajaram bastante”.

Além da apresentação de tecnologias avançadas, o evento também proporcionou momentos de aprendizado e troca de experiências. Para a chefe do Núcleo de Prospecção e Valoração (NPV), Cibele Couto, o programa cumpriu seu papel ao capacitar os pesquisadores a levarem suas ideias ao mercado. “Estamos muito contentes com os resultados. Os projetos apresentados têm grande potencial para impactar positivamente a sociedade”, afirmou. Ela acrescentou que a iniciativa, apoiada pela Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS), terá continuidade em outros centros de ensino.

 

 

Texto: Gabriela de Almeida, bolsista de comunicação da Proinova.

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso, comunicação Proinova.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-7482

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes