Recentemente, em uma das reuniões que participei, ouvi um comentário que me chamou a atenção: a inovação não acontece apenas na Proinova, mas em toda a comunidade da UFSM. E isso é fato. A Pró-reitoria de Inovação e Empreendedorismo, na qual tenho o privilégio de aprender e colaborar, conta com uma equipe dedicada a promover a inovação na Universidade.
Embora a Proinova seja uma Pró-Reitoria nova na universidade, ela destaca e dá continuidade ao trabalho desempenhado por muitas pessoas há muito tempo em nossa instituição. Professores, estudantes, grupos de pesquisa em laboratórios e técnicos administrativos exercitam o pensamento criativo e criam! Eles desenvolvem soluções que impactam a sociedade.
A Proinova existe para potencializar essa criação. Nosso papel é conectar aqueles que inovam na UFSM com aqueles que desejam se aproximar dessa inovação. No Núcleo de Prospecção e Valoração da Proinova, trabalhamos para alinhar necessidades com soluções. Atualmente, além de promovermos ações para fomentar a execução de projetos entre universidades e diversas organizações, como o Finep Day Santa Maria, evento aberto para a cidade e região, realizado em junho, estamos focados na criação e desenvolvimento de Programas de Inovação que apoiem nossa comunidade nesse processo
Neste ano, lançamos o programa Treinamento e Construção de Modelos de Negócios, uma capacitação voltada para professores, técnicos administrativos e alunos interessados em inovação baseada na produção científica da Universidade. O programa selecionou 12 projetos para receber apoio na criação de modelos de negócios. Ao longo dos meses de agosto e setembro, as capacitações ocorrem via webinários, com foco na interação entre ciência e mercado e na modelagem de negócios com base científica.
Também lançamos o Programa de Inovação Aberta no Centro de Ciências da Saúde da UFSM, que visa capacitar os cientistas do CCS sobre a relação entre ciência e mercado e os mecanismos de transferência de tecnologia. No final do programa, serão selecionadas 10 pesquisas para a modelagem de negócios com base científica, visando gerar soluções para o setor da saúde.
Destaco ainda o Programa de Inovação da UFSM, que está em fase de planejamento e conta com a participação de outras pró-reitorias da Universidade. Esse Programa será um catalisador de soluções inovadoras desenvolvidas na UFSM. O objetivo é fomentar a cultura da inovação na comunidade por meio de ações focadas no impacto socioambiental e econômico, além de desenvolver soluções para a gestão e o gerenciamento das atividades da Universidade.
Sabemos que trabalhamos com um grande desafio, mas nossa motivação é ainda maior. Nos esforçamos para despertar o interesse de todos que fazem parte da UFSM pela inovação, criar novas oportunidades e ampliar o impacto das nossas soluções inovadoras na sociedade.
Saiba mais sobre os programas de inovação no nosso site.
Texto: Luana Giazzon, Bolsista do Núcleo de Prospecção e Valoração da Proinova UFSM e Pesquisadora em Comunicação e Inovação.