Na última quinta-feira (01), o Pró-Reitor da Proinova, Daniel Bernardon, participou de uma távola, que fez parte da programação da 16ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida. Coordenada pelo Superintendente do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barichello, a távola abordou o tema “Transformando os saberes e os fazeres no cotidiano: a produção de ecossistemas de inovação nas instituições de saúde”. Durante a conversa, Bernardon divulgou as ações da Proinova, incluindo o Programa de Inovação Aberta do CCS, iniciativa que visa difundir a cultura da inovação no Centro de Ciências da Saúde (CCS), com foco na capacitação dos pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação e técnicos de laboratório.
A abertura da 16ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida ocorreu na noite de quarta-feira (31), no largo do Planetário da UFSM. Com o tema “As mil e uma saúdes dos territórios”, o evento deste ano foca na discussão sobre saúde, cuidado e liberdade, considerados atributos éticos essenciais na educação e na saúde pública. O Congresso se estendeu até o dia 3 de agosto e contou com mesas de conversa, távolas e fóruns internacionais, abordando temas que vão além da saúde tradicional.
A 16º edição do Congresso aborda a relevância da saúde como direito democrático e a necessidade de integração entre educação e saúde para a promoção do bem-estar. O evento destaca a importância da formação de profissionais de saúde em cenários diversificados e o respeito à autonomia e diversidade cultural, enfatizando a inclusão e a atualização das políticas públicas para responder às necessidades sociais e sanitárias dos territórios. Realizado bienalmente, o Congresso da Rede Unida ocorreu pela última vez em 2022, na cidade de Vitória, Espírito Santo. Esta edição marca a primeira vez que o evento é realizado fora de uma capital.
Texto: Gabriela de Almeida, bolsista de comunicação da Proinova.
Fotos: Alexandre Maccari, comunicação do CCS.