No início da semana, a Proinova recebeu a Diretora do Jardim Botânico da UFSM, Simone Messina Gomez. Ela, junto de sua colega Daíse Vargas, assistente administrativa do JB, participaram de uma reunião com o Núcleo de Prospecção e Valoração (NPV) para alinhar possíveis parcerias.
De acordo com a Diretora, a Proinova tem um papel estratégico na busca por parcerias, por conhecer os melhores caminhos e oportunidades para o Jardim Botânico. “Parcerias são importantes para qualificar as atividades de ensino, pesquisa e extensão do JB, ampliando, assim, sua capacidade de produzir conhecimentos e serviços à comunidade”, destacou Gomez.
O Jardim Botânico atua na conservação da biodiversidade e na divulgação de conhecimento científico. Segundo a Diretora, ele é um importante aliado da comunidade para repensar ações humanas sobre o planeta. No ano de 2023, o JB bateu seu recorde de público, totalizando 12 mil visitantes. Devido ao aumento da demanda, o Jardim está em busca de parcerias para melhorar seu atendimento à comunidade. Gomez afirma: “esse aumento de público requer investimentos em infraestrutura para dar um melhor atendimento para comunidade e região”.
Atualmente, o Jardim Botânico oferece visitas guiadas, tour pelas plantas carnívoras, passeio pelo telhado verde, visita ao jardim sensorial, exposição de animais taxidermizados, entre outras atividades que proporcionam aos visitantes conhecimento e contato com a natureza.
Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para mais informações sobre o Jardim Botânico, acesse o site ou o Instagram.
Texto: Gabriela de Almeida, bolsista de comunicação da Proinova.
Fotos: Site do Jardim Botânico da UFSM.