Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Finep Day Santa Maria  conta com apresentação de cases de sucesso em editais da Finep

No final de junho, a UFSM sediou o Finep Day, um evento que reuniu mais de 150 participantes para apresentar programas, editais e linhas de crédito voltados a Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), empresas e outras organizações. Promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o evento foi uma oportunidade para pesquisadores, representantes de empresas, startups, ICTs e entidades governamentais obterem informações sobre recursos disponíveis para a submissão de projetos.

O Finep Day foi realizado com apoio da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), da CRESOL, do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), do Inova RS, do Inovacentro (ecossistema de inovação de Santa Maria), do Inovatec Parque Tecnológico, da Prefeitura de Santa Maria, da Universidade Franciscana (UFN) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A Finep é uma das principais agências de fomento à ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Seus editais oferecem suporte financeiro para projetos que impulsionam o desenvolvimento tecnológico do país. Durante o Finep Day, foram apresentados editais de subvenção Mais Inovação Brasil, Linhas de crédito direto e indireto da Finep e Iniciativas da Finep para apoiar o Rio Grande do Sul. Além disso, também foram apresentados os seguintes cases de sucesso em editais da Financiadora:

• Case:  InovaTec UFSM e Parque Tecnológico da UFN

Santa Maria é a única cidade do Brasil com 2 Parques Tecnológicos contemplados no edital da Finep para Parques em fase de Implantação. Os diretores do Inovatec, Parque Tecnológico da UFSM e do Itec, Parque Tecnológico da UFN, apresentaram seus cases.

“Por ser um ambiente que tem como principal foco promover integração entre academia, empresas, governo e sociedade, buscamos impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região de Santa Maria”, afirmou Maria Daniele Dutra, diretora do Inovatec Parque Tecnológico. Ela ainda destacou que o Inovatec promove inovação nas áreas de agrotecnologia, food techs, bioinsumos e tecnologias sustentáveis.

Por sua vez, Lissandro Dornelles, diretor do Parque Tecnológico da UFN, apresentou as ações que a Universidade Franciscana possui vinculadas com o Finep e de que forma elas impactam a comunidade. “Em 2022 tivemos a aprovação do projeto de implantação do Itec Parque da UFN e em 2023, aprovamos o projeto Praça de Ciência. Hoje temos essas duas ações junto ao Finep, que estão sendo implantadas dentro da Universidade”, destacou o diretor.

O coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Powermig, Mairon Marques, apresentou os cinco projetos contemplados em editais da Finep. Marques destacou: “Dois projetos do Programa Rota 2030, que é um edital que tem como objetivo desenvolver tecnologias para a cadeia automotiva e agrícola automatizada. Mais a frente, aprovamos três novos projetos em editais de Propriedade Intelectual, que tem como objetivo buscar patentes que estavam dentro das universidades e levar para dentro da empresa”. No final de 2023, a Powermig, em parceria com a UFSM, obteve um financiamento de mais de R$5 milhões em uma proposta aprovada no Edital Finep de Propriedade Intelectual.

• Case:  Zeit (Startup da Pulsar Incubadora Tecnológica)

Renan Buque Pardinho, CEO da Zeit, compartilhou sua experiência com a Finep. Sua startup, focada em inteligência artificial aplicada ao agronegócio, foi contemplada com um milhão de reais no edital do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Renan enfatizou a importância do processo de subvenção e as rigorosas exigências da Finep, que garantem a seriedade e a qualidade dos projetos apoiados. “A Finep, é a empresa mais exigente, mas é a mais fácil de lidar. Por ser exigente, ela deixa muito claro nos editais quais os critérios que devem ser cumpridos”, afirmou o CEO.

• Case: Get Commerce (Startup da Pulsar Incubadora Tecnológica)

José Augusto Aita, fundador e chefe executivo da Get Commerce, falou sobre a evolução de sua empresa, que se beneficiou de financiamentos da Finep para expandir seus serviços de e-commerce, incluindo soluções de pagamento e logística. “A gente conseguiu 500 mil reais para desenvolver o get pago, que é uma vertical da Get Commerce, que surgiu com a necessidade dos nossos clientes”, destacou Aita. A trajetória de sucesso da Get Commerce exemplifica como o apoio financeiro pode transformar startups em empresas lucrativas e inovadoras.

O Finep Day Santa Maria foi uma realização da Proinova, por meio do Núcleo de Prospecção e Valoração (NPV), que tem como objetivo promover a interação entre a universidade e as empresas, além de fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento. A chefe do NPV, Cibele Couto, afirmou que a equipe está disponível para esclarecer dúvidas sobre os editais da Finep.

O evento destacou a importância dos recursos da Finep para o desenvolvimento tecnológico e a inovação no Brasil. A Proinova, através do NPV, continua a apoiar interessados em obter esse fomento, fortalecendo o ecossistema de inovação e contribuindo para o crescimento econômico e social do país.

Para mais informações sobre os editais disponíveis, entre em contato pelo e-mail: proinova.npv@ufsm.br.

exto: Gabriela de Almeida, bolsista de jornalismo da Proinova

Revisão: Débora Seminoti Tamiosso, Comunicação Proinova.

Com informações do Inovatec Parque Tecnológico.