Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

UFSM desenvolve projeto em parceria com empresa incubada na Pulsar, que promete digitalizar método de ensino matemático

A UFSM, em conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), assinou, recentemente, um acordo de cooperação com a empresa Kreska, incubada na Pulsar.  O acordo prevê o desenvolvimento do projeto “Método Líquen Digital”, uma iniciativa que visa digitalizar o Método Líquen, facilitando e democratizando o ensino de cálculo mental e aritmética para crianças. As responsáveis pelo projeto são: a professora doutora da UFSM e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Sabrina Zancan e a professora doutora da UFPR e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas, Danilene Gullich Donin Berticelli.

O Método Líquen é uma abordagem pedagógica distinta, focada em atividades diárias de curta duração, na qual os alunos aprendem de maneira autodidata e significativa. Ao invés de seguir algoritmos tradicionais, o método incentiva o uso de estratégias e de memórias previamente trabalhadas para resolver operações matemáticas, promovendo autonomia e compreensão profunda dos conceitos matemáticos.

A ideia de digitalizar o Método Líquen surgiu com o objetivo de democratizar o acesso à metodologia. A versão digital permitirá que crianças em diversos contextos, incluindo aquelas fora do ambiente escolar tradicional, possam usufruir dos benefícios do método. “A digitalização possibilita que qualquer criança, em qualquer lugar, tenha acesso ao Método Líquen, o que antes era limitado às salas de aula,” destaca uma das responsáveis do projeto.

Além de possibilitar um maior alcance, Zancan e Berticelli destacam outros prováveis benefícios da digitalização do Método Líquen.  A acessibilidade é um dos pontos principais, permitindo que o método seja acessado de qualquer lugar, facilitando o aprendizado através de ferramentas interativas. Além disso, a versão digital mantém a estrutura original do método, com atividades diárias e um foco gradual e significativo no aprendizado, mas com a flexibilidade e os recursos adicionais que a tecnologia pode oferecer. Em contrapartida, a transição do método físico para a plataforma digital também deverá gerar alguns desafios, como a substituição da escrita manual pela digital e a reprodução da interação e aprendizado coletivo no ambiente online.

A parceria com a empresa Kreska é essencial para o desenvolvimento do projeto. “Eles vão transformar nossas ideias em algo palpável. Sabemos o que deve aparecer no aplicativo, mas não temos o conhecimento técnico para desenvolvê-lo,” explicam as professoras. Atualmente o projeto não possui financiamento, porém envolve alunos bolsistas do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX) da UFSM e do Comitê Assessor de Extensão (CAEX) da UFPR.

O “Método Líquen Digital” promete ser uma ferramenta útil na educação matemática, ampliando horizontes e facilitando o aprendizado de crianças em todo o Brasil. A colaboração entre a UFSM, a UFPR e a Kreska exemplifica como as parcerias entre universidade e empresa podem gerar inovações significativas e impactar positivamente a educação.

Texto: Gabriela de Almeida, bolsista de jornalismo da Proinova.

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso, comunicação Proinova.