A sinergia entre Universidade e empresa é de suma importância para a inovação e o desenvolvimento econômico. Essa colaboração contribui para a formação de um ecossistema onde conhecimento, tecnologia e recursos são continuamente trocados e aprimorados, beneficiando a sociedade como um todo.
Pensando nessa integração, a UFSM assinou um acordo de cooperação com a Cooperativa de Energia Celetro, que atende 29 municípios do Rio Grande do Sul. O acordo prevê o desenvolvimento do projeto “Diagnósticos e soluções de qualidade de energia: Cooperativa de Eletrificação Centro Jacuí LTDA”, que tem como principal objetivo promover a troca de conhecimentos entre alunos da Universidade e a empresa.
O projeto é coordenado pela professora da disciplina de Qualidade de Energia Elétrica da UFSM – campus Cachoeira do Sul, Criciéle Castro Martins. “Teremos inicialmente 9 alunos envolvidos no projeto, 8 são alunos matriculados na disciplina, que irão discutir as experiências da empresa em sala de aula. O outro aluno será um bolsista que estará inserido na Celetro.
“Os estudantes receberão desafios presentes na empresa relacionados a qualidade de energia e, principalmente, aos sistemas fotovoltaicos, que tem mudado significativamente o comportamento das redes elétricas tradicionais. Com isso, irão se familiarizar com dificuldades reais, o que instiga o objetivo maior do engenheiro, que é de identificar possíveis problemas e propor melhorias” – afirma a coordenadora.
O projeto possui um prazo de 10 meses e, ao final, espera-se que os alunos tenham tido a oportunidade de trabalhar com desafios reais e colocar em prática os aprendizados da sala de aula. Além disso, Martins se mostrou esperançosa com relação a projetos futuros em parceria com a Celetro.
Texto: Gabriela de Almeida, bolsista de jornalismo da Proinova.
Revisão: Debora Seminoti Tamiosso, comunicação Proinova.