Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Proinova participa do Conecta Cidade Universitária com dinâmicas e palestras

Evento faz parte da programação da Feira do Livro de Santa Maria

Durante os dias 04 e 05 de junho, os alunos do ensino médio de escolas municipais de Santa Maria estão participando do “Conecta Cidade Universitária”. O evento é promovido pela parceria entre a UFSM, por meio da Proinova e do Inova Centro, as Secretarias de Cultura e de Educação da Prefeitura Municipal de Santa Maria e o Inova RS, programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do estado. Também conta com apoio da oitava Coordenadoria Regional de Educação.

O “Conecta Cidade Universitária” convida os alunos a imergir no mundo do empreendedorismo e da inovação, através de palestras e workshops. Durante o primeiro dia de evento, os participantes aprenderam sobre a Trilha Empreendedora da UFSM, em uma apresentação realizada pela servidora da Proinova, Debora Seminoti Tamiosso. A Trilha consiste em apresentar as opções que os estudantes encontram na Instituição para desenvolver habilidades relacionadas com a educação empreendedora estimulando a leitura, o empreendedorismo e a inovação.

Em seguida, o administrador da Coordenadoria de Educação Empreendedora, Maurício Medina, realizou com os alunos a Dinâmica do Castelo. Durante a atividade, os estudantes foram divididos em grupos para construir um castelo de acordo com o pedido de um cliente hipotético. A dinâmica tem como objetivo estimular a criatividade e o trabalho em equipe, além de mostrar aos participantes que, além da formação técnica, a Universidade possibilita uma formação completa.

Além disso, ainda durante a programação, o coordenador de desenvolvimento de startups da Pulsar Incubadora, Rafael Posser Martins, promoveu uma rodada de pitches com startups incubadas. Ainda, a equipe do projeto de extensão “Fórmula UFSM” ministrou a palestra “Formulando um carro, acelerando conhecimento!”. O segundo dia de evento segue com ainda mais palestras, workshops e quiz interativos.

Texto: Gabriela de Almeida, bolsista de jornalismo da Proinova.

Revisão: Débora Seminoti Tamiosso, comunicação Proinova.