Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Confira os projetos aprovados no Treinamento em Inovação e Construção de Modelo de Negócios

Lançado em janeiro deste ano, o programa de inovação da UFSM, que tem como objetivo capacitar cientistas sobre relação ciência – mercado e modelagem de negócios de base científica, selecionou 12 projetos que participarão da próxima fase.

O Treinamento em Inovação e Construção de Modelos de Negócios é um programa, realizado pela UFSM em parceria com a Emerge e apoio da Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS), voltado para  professores, técnico-administrativos em educação (TAE), alunos de pós-graduação, graduação e empresas vinculadas ao InovaTec Parque Tecnológico da UFSM. Ele tem como objetivo promover uma capacitação aberta por meio de webinários, focada na interação entre ciência e mercado, além da modelagem de negócios com fundamentos científicos.

Na primeira fase do programa, os inscritos participaram de uma série de webinários que abordaram conceitos chave do relacionamento entre ciência e mercado, estratégias para estruturação de um laboratório empreendedor e introdução a uma ferramenta de modelagem de negócios de base científica. Nesta fase, foram selecionados 12 projetos que continuarão no Treinamento. Eles são:

• Coordenador: João Felipe Amaral Santiago – Identificação de nutrientes do solo por meio de luz infravermelha

• Coordenador: Felipe Crivellaro Minuzzi (CCNE) – Classificação de imagens para detecção de câncer do colo do útero usando inteligência artificial

• Coordenador: Leonardo Mello Foletto – Exploração da aplicabilidade de grandes modelos de linguagens (LLM) com dados oriundos de satélites e sensores in-situ

• Coordenadora: Letícia Cruz (CCS) – Filmes Biopoliméricos: Aliando Sustentabilidade e Inovação na Saúde

• Coordenador: Marcelo Barcellos da Rosa (CCNE) – Desenvolvimento de produtos a base de noz pecan

• Coordenador: André Valle de Bairros (CCS) – Casca de arroz como biossorbente para fins analíticos

• Coordenador: Sidney Monteiro Jr. – BeeWise

• Coordenadora: Lígia Miyazato Ensaios pré-clínicos com animais de laboratório

• Coordenador: Silvia Gomes Monteiro – Bioterapia larval – Preservação de larvas para logística

• Coordenador: Rosangela Marion da Silva (CCS) – Desenvolvimento de aparelho atuador linear mecânico/automatizado para redução incruenta de luxação glenoumeral anterior aguda: uma proposta de inovação para prática clínica

• Coordenadora: Verenice Zanchi – Territórios conectados pela sororidade: questões de gênero, TICs e fortalecimento de laços em espaços periféricos

• Coordenador: Gabriel de Aguirre – Simulação numérica

A próxima fase do programa, intitulada “Criação dos Business Cases e Evento de Apresentação”, está marcada para o início do próximo semestre. Durante esta fase, os participantes selecionados serão desafiados a criar business cases para suas respectivas tecnologias, com o apoio da equipe da Emerge. Doze projetos serão escolhidos para receber auxílio na construção de modelos de negócios, traduzindo suas pesquisas em linguagem de mercado. A partir dos documentos completos, serão desenvolvidos pitches para apresentação das tecnologias em um evento online.

Uma das participantes do programa, a Coordenadora Verenice Zanchi, do projeto “Territórios conectados pela sororidade: questões de gênero, TICs e fortalecimento de laços em espaços periféricos” compartilhou suas impressões sobre sua experiência até o momento. “Estou muito satisfeita até agora, pois os webinários apresentaram conceitos e modelos que fizeram repensar algumas questões do projeto. Com isso, foi possível realizar ajustes que melhoram o mesmo”, afirmou. Ela também destacou a importância dos webinários na integração entre academia e mercado e ressaltou estar com altas expectativas com relação à próxima fase do programa.

O Treinamento em Inovação e Construção de Modelos de Negócios é um programa que capacita e impulsiona projetos de inovação que têm o potencial de gerar impacto positivo tanto no meio acadêmico quanto no mercado. Esta é a primeira vez que é desenvolvido um programa de inovação disponível à todos da UFSM.

Texto: Gabriela de Almeida, bolsista de jornalismo da Proinova.