Em resposta às recentes tragédias causadas pelas inundações no Rio Grande do Sul, diversas iniciativas estão sendo lançadas para combater e mitigar os efeitos de desastres climáticos na região. Algumas delas são:
1. “Hackathon Soluções Inovadoras para Prevenir os Desastres Climáticos e Mitigar os Efeitos das Inundações”:
O evento, organizado pela Startup Academy, busca reunir empreendedores, pesquisadores, startups e demais interessados para desenvolver soluções tecnológicas que possam prever, monitorar e minimizar os riscos associados às mudanças climáticas.
- Data: 23 de maio
- Local: Virtualmente
- Inscrições: https://forms.gle/UUFmaAvk4zJCM1CP
2. Mapeamento de Soluções para enfrentamento de desastres naturais:
A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), em parceria com a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e a Associação Gaúcha de Startups (AGS), está conduzindo um mapeamento de soluções e projetos focados na prevenção e mitigação de desastres naturais. O objetivo é criar um catálogo de iniciativas inovadoras que possam ser aplicadas para evitar futuras tragédias.
Interessados em participar da pesquisa podem responder ao seguinte formulário: https://forms.gle/MTrZXVEMt5oppA2C9
3. “Maratona Tech pelo RS”:
A iniciativa colaborativa consiste em uma competição online que visa desenvolver soluções tecnológicas para enfrentar os desafios das enchentes. Os participantes terão acesso a mentorias gratuitas e as melhores ideias serão premiadas e testadas na prática.
- Inscrições: de 16 a 23 de maio através do link a seguir: https://tinyurl.com/maratona-tech-pelo-rs
4.“Hackathon da Solidariedade Climática”:
O evento beneficente, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), irá desafiar os participantes a criar aplicações inovadoras para cenários de catástrofes ambientais.
- Data: 16 a 20 de maio
- Local: Virtualmente
- Inscrições: http://hackathon.sbc.org.br/hsclima/ (será contada uma taxa de R$ 50,00 por equipe, valor que será doado às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul).
Estas iniciativas demonstram a força da colaboração e da inovação tecnológica como ferramentas essenciais na luta contra os desastres climáticos, buscando soluções práticas e eficientes para proteger a população e minimizar os danos causados pelas mudanças climáticas.