Transferência de tecnologia é uma maneira de transformar invenção em inovação através de licenciamento, cessão ou Know-How. A transferência de Know-How, também conhecida como transferência de conhecimento, acontece quando uma empresa e um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) compartilham entre si metodologias ou processos que não podem ser patenteáveis, mas que podem ter uma aplicação industrial e possibilitar a criação ou a melhoria de produtos ou serviços.
Recentemente, a UFSM assinou seus primeiros contratos de Know-How. São eles:
- Zagaia Cervejaria – Cerveja Radler
- Zagaia Cervejaria – Refrigerante Ginger Ale
- Zagaia Cervejaria – Refrigerante limão, gengibre e hibisco
O professor coordenador do projeto em parceria com a Zagaia, Juliano Smanioto Barin, afirmou que a ideia consiste no desenvolvimento de bebidas premium, dois refrigerantes e uma cerveja, até então inexistentes no mercado. Segundo ele, além dos ingredientes, as bebidas se diferenciam por não possuir aromatização, possibilitando um sabor único e natural.
Barin ainda afirmou que a parceria entre a UFSM e a empresa promove uma importante conexão do conhecimento desenvolvido na Universidade e o mercado. Além disso, o projeto beneficia a UFSM não só com retorno financeiro, mas também contribui para doutorados e para o desenvolvimento técnico e científico. O coordenador ainda acrescenta que a marca da UFSM estará presente no produto, o que vai abrir ainda mais portas para a Universidade.
De acordo com o representante da Zagaia Cervejaria, Denis Coelho, a participação da empresa no programa MAI/DAI do CNPQ (programa de mestrado e doutorado acadêmico para inovação), possibilita diversas inovações no âmbito do que a empresa já produz ou pode produzir.
Além disso, ele afirma: “a parceria permitiu realizar testes e avaliações que evoluíram para produtos particulares e inovadores”. Com isso, segundo Coelho, espera-se consolidar o Know-How já adquirido e avançar com novos aperfeiçoamentos em conjunto com a UFSM, sendo reconhecidos pela comunidade como uma empresa parceira da instituição.
De acordo com a Pró-Reitora Adjunta da Proinova, Lauren Lorenzoni, “a Proinova contribuiu no processo de negociação, valoração e formalização do contrato de Transferência de Know-How”. Lorenzoni acrescenta que o processo representa uma nova possibilidade de transferir o conhecimento gerado da UFSM para a sociedade, por meio de empresas interessadas em colocar no mercado.
Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo
Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova