Na última semana, a UFSM teve proposta aprovada no Edital Finep de Apoio à Comercialização de Propriedade Intelectual, com um valor de mais de R$5 milhões. O Edital é direcionado a empresas brasileiras, de qualquer porte, com sede no território nacional e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) que podem ser parceiros no projeto. Ele tem como objetivo conceder recursos para que as empresas possam amadurecer projetos inovadores e de risco tecnológico e testar a viabilidade de produtos, processos e serviços inovadores que estejam compreendidos entre os níveis de maturidade tecnológica (TRL) 3 a 7. Em contrapartida, a tecnologia deve ser desenvolvida até que atinja o TRL 7.
A proposta aprovada prevê o desenvolvimento do pedido de patente “Sistema de rastreamento visual baseado em transformada tridimensional de baixa complexidade”, coordenado pelo professor Fábio Bayer. A tecnologia, proposta pela empresa Powermig, consiste em um sistema de rastreamento visual de baixa complexidade computacional. De acordo com Bayer, o diferencial da proposta é o baixo custo e a redução do gasto de energia, o que possibilita maior durabilidade da bateria.
O coordenador afirma que a aprovação da proposta no edital traz benefícios para a UFSM. Segundo ele, “é importante colocarmos em prática o que aprendemos dentro da Universidade e poder dar um retorno rápido e direto para a sociedade”. Ainda acrescenta que os recursos recebidos pela Instituição contribuem para melhorar aspectos de pesquisa e fomentar a participação de alunos nesses projetos.
A tecnologia protegida será desenvolvida durante o período de um a três anos e, ao fim, busca-se obter um protótipo útil que será licenciado para a empresa.
Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo
Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova