No dia 19 de outubro, os alunos do curso de publicidade e propaganda da UFSM apresentaram à equipe da Proinova os resultados do projeto desenvolvido entre a Facos Agência, disciplina agência experimental do curso, e a Pró-Reitoria.
Durante o projeto, os estudantes, coordenados pelos professores Rodrigo Stéfani Correa e Janderle Rabaiolli, receberam o desafio de melhorar a apresentação dos resumos executivos, presentes no portfólio de tecnologias da Proinova. Os alunos foram divididos em grupos, onde tiveram que entrar em contato com inventores, para entender as funcionalidades das tecnologias, a fim de elaborar uma proposta de resumo executivo e, por fim, apresentá-la.
O professor coordenador, Janderle Rabaiolli, afirmou: “O desafio é grande em função da natureza do trabalho, mas é importante porque envolve desde a compreensão da demanda designada a cada equipe, análise do contexto/setor a que a tecnologia se destina, proposição de protótipos de soluções de comunicação e avaliação/mensuração dos impactos almejados com a comunicação proposta”. Além disso, de acordo com Rabaiolli, o projeto proporcionou uma experiência enriquecedora, que possibilitou uma troca entre os estudantes e a Proinova. Segundo ele, “conseguimos entregar ótimos materiais para uso da Proinova e, ao mesmo tempo, os estudantes tiveram práticas muito próximas do que acontece no mercado de trabalho”.
Um dos estudantes da Facos Agência, Guilherme Silveira, relatou que participar do projeto foi uma experiência enriquecedora, pois foi capaz de vivenciar novas experiências e expandir seus horizontes. Segundo ele: “sair um pouco da zona de conforto nos permitiu explorar novos tópicos que geralmente não nos são apresentados, devido à nossa ligação com um nicho completamente distinto”. O estudante afirmou que enfrentou alguns obstáculos devido à falta de familiaridade com patentes, o que o levou a adotar uma metodologia distinta para compreender sobre o assunto e concretizar os objetivos relacionados.
Além disso, Silveira afirmou que a equipe da Proinova se mostrou disposta a dialogar com os alunos e esclarecer dúvidas. De acordo com ele, “tivemos encontros com eles para aprofundar nosso entendimento sobre o tema, esclarecer dúvidas e mergulhar em experiências incríveis, incluindo visitas ao laboratório e a produção de material audiovisual, o que agregou um imenso valor ao produto final”.
Por fim, a coordenadora do Núcleo de Apoio a Projetos da Proinova, Lauren Lorenzoni, afirmou: “Os alunos entregaram além do esperado. Não só repaginaram o resumo executivo, mas também propuseram a organização e planejamento do resumo executivo e a estratégia de prospecção e apresentação às possíveis empresas interessadas na tecnologia”. As propostas apresentadas pelos estudantes serão avaliadas pela equipe da Proinova e, posteriormente, as aprovadas serão implementadas no portfólio de tecnologias.
Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo
Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova