Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

2ª Maratona de Inovação premiou melhores ideias da comunidade acadêmica

Projetos propostos pelo CCR e pelos campi de Cachoeira do Sul e Frederico Westphalen foram os campeões

Na quarta-feira (25), foi realizado o Ideathon, atividade da 2ª edição da Maratona de Inovação, integrada à 38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM, no Espaço Coworking da Pulsar Incubadora. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova) e contou com o apoio do Sebrae, do Sicredi, da i9 Liga de Empreendedorismo e da Inova Centro, além da própria Incubadora.

A iniciativa aconteceu pela primeira vez em 2022 e tem como objetivo explorar o potencial dos estudantes da Universidade na geração de novos produtos, serviços ou negócios por meio da criação de projetos que buscam solucionar desafios reais. Uma das alterações do ano passado para este, contudo, foi a forma que a comunidade acadêmica fez parte das atividades.

A coordenadora de Educação Empreendedora da Proinova e professora do curso de Engenharia de Produção, Carmem Brum Rosa, revela que no momento em que a última edição foi finalizada, os organizadores se deram conta que a ideia poderia ser expandida para todas as unidades de ensino. “A gente percebeu que poderíamos convidar os Centros da UFSM para que conhecessem a Maratona e pudessem participar todos de forma integrada, com cada um representando a sua área de atuação e de interesse. Então, reformulamos assim que fechamos 2022 já pensando que 2023 deveria ser diferente”, disse a docente.

Dessa forma, a partir do dia 19 de abril deste ano, todos os setores participaram de uma etapa individual do Ideathon e, no fim, escolheram um projeto formulado pelos estudantes da unidade para o Pitch Day – dia final de apresentação das propostas. Cada idealizador teve cinco minutos para expor sua iniciativa e cinco minutos para tirar dúvidas da banca de avaliadores, que foi formada pelo assessor de negócios e desenvolvimento do Sicredi, Eduardo Saldanha, pela administradora e empresária Jeane Mainardi e pelo gerente regional do Sebrae, Maico Fabiano.

Sara foi uma das estudantes que apresentou produtos

O evento foi aberto pela palestra de Felipe Ravanello, sócio-fundador e diretor de negócios e crescimento da Gestão DS – empresa que nasceu na Pulsar Incubadora -, que falou sobre seu início e a caminhada no mundo do empreendedorismo.

A aluna do curso de Enfermagem Sara Carvalho foi uma das participantes da 2ª Maratona de Inovação. Ela foi a representante do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e apresentou o produto “LubriTech, prevenção combinada”, cuja proposta era a utilização da medicação para prevenção do vírus do HIV em um lubrificante íntimo comum.

A estudante conta que participar do Ideathon ajudou no seu crescimento pessoal e acadêmico. “Vai ter um impacto muito positivo na minha vida, independente de ser premiada ou não, porque a gente conseguiu acessar experiências diferentes. Tivemos a oportunidade de assistir à palestra agora, em que um empreendedor contou todo o processo dele de empreender. Nós acabamos tendo oportunidades que não teríamos se não tivéssemos arriscado participar da Maratona de Inovação”, declarou.

Ao fim das apresentações, três propostas foram anunciadas como vencedoras do Pitch Day:

Em 1º lugar ficou a “On Flavor, realçador de sabor e nutrientes em produtos de pessoas em tratamento oncológico”, do Centro de Ciências Rurais (CCR), que recebeu R$ 3 mil de investimento.

Em , ficou a “EcoPav, pavimentação com produtos ecológicos feito com reutilização das sobras de obras”, do Campus da UFSM de Cachoeira do Sul, que recebeu R$ 2 mil de investimento.

Em , ficou a “Cuide Bem, dispositivo de controle e cuidado para cuidadores e responsáveis de crianças e pessoas com alzheimer”, do Campus de Frederico Westphalen, que recebeu R$ 1 mil de investimento.

Texto: Pedro Pereira, estudante de jornalismo e estagiário da Agência de Notícias
Fotos: Gabriel Escobar, estudante de jornalismo e bolsista
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista