Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Destaques em Inovação foram premiados na Cerimônia de Abertura da 38º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM

Proinova premiou nas categorias "Invenção no mercado", "Pesquisador na empresa" e "Startup Inovadora"



Na última segunda-feira (23), aconteceu o cerimonial de abertura da 38 Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM. Durante a programação, que incluiu apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, premiação do Prêmio Tese e palestra de abertura, foram homenageados os vencedores do Prêmio Destaques em Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da Universidade.

A avaliação dos candidatos ao prêmio Destaque em Inovação contou com a participação da equipe da Proinova. Foram agraciados com o prêmio as categorias:
 – Invenção no mercado: docente da UFSM que possua proteção de tecnologia licenciada.
– Pesquisador na Empresa: docente da UFSM que possua coordenações de projetos de PD&I com empresas por meio de fundações de apoio.
– Startup Inovadora: empresa incubada na Pulsar da UFSM.

Na categoria “Invenção no mercado”, Juliano Smanioto Barin foi o vencedor desta edição. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria, Barin atua na Avaliação, Processamento e Controle de Qualidade de Alimentos e Produtos Farmacêuticos. Atua também desenvolvendo projetos de pesquisa com empresas e startups foodtechs . 

Sua contemplação na categoria se deve ao desenvolvimento de duas tecnologias, ainda inexistentes no mercado, a μTower e um de seus elementos, que permitem a realização de análises microbiológicas rápidas. Essas tecnologias são licenciadas e comercializadas pela Auftek Tecnologia, startup que está na Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM. 

Já na categoria Pesquisador na Empresa, o vencedor foi o professor Leandro Michels. Diretor da Unidade Embrapii em Recursos Energéticos Distribuídos e do Instituto de Redes Inteligentes da UFSM, Michels atua junto ao Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC) e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Engenharia de Produção.
O professor atuou em mais de 15 projetos P&D financiados pelo setor produtivo, tanto com empresas nacionais como internacionais. Em um dos projetos, colaborou com o desenvolvimento de um produto inovador para a realização de testes de arcos elétricos.

Por fim, na categoria Startup Inovadora, a vencedora desta edição foi a Inocular Soluções Agrícolas, representada pela CEO Rosana Taschetto Vey. A Inocular está incubada na Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM e trabalha com consultoria em microrganismos para agricultura, visando a redução de custos e aumento de produtividade nas diversas culturas agrícolas.
A parceria entre a empresa e a UFSM é estabelecida com projetos de pesquisas registrados no GAP-CCR (Gabinete de Apoio a Projetos do Centro de Ciências Rurais) e na FATEC (Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência), viabilizando pesquisas nos níveis de graduação e pós-graduação. Além do desenvolvimento de recursos humanos, o suporte ao funcionamento dos laboratórios do grupo de pesquisa também está presente, criando assim um ambiente de ensino e aprendizagem constante.

Além da Premiação, a Proinova também estará presente na JAI realizando mais duas ações. No dia de hoje (24), está acontecendo o Seminário Fit Empreende, no coworking da Incubadora Pulsar, prédio 02. Já na quarta-feira (25), será realizado o Pitch Day, no coworking da Incubadora Pulsar, prédio 61H.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-5897

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes