Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

UFSM tem Laboratórios de Motores reconhecido nacionalmente

O Núcleo de Prospecção e Valoração da Proinova é responsável pela prospecção de laboratórios que prestam serviços à comunidade. O principal objetivo é conhecer mais sobre a realidade dos laboratórios da UFSM, sua estrutura e serviços prestados, além de apoiar e fomentar novas interações e parcerias.

Entre os laboratórios que prestam serviços à comunidade está o Grupo de Pesquisa em Motores, Combustíveis e Emissões (GPMOT), coordenado pelos professores Mario Martins, Roberto Hausen e Thompson Lanzanova. O Laboratório de Motores foi fundado em 2010 e tem como foco a prestação de serviços tecnológicos, bem como pesquisa e desenvolvimento de soluções para a indústria e para a academia. Esse processo pode acontecer de três formas:

De acordo com os coordenadores, o laboratório trabalha com engenharia de motores e veículos, com foco em biocombustíveis como Etanol, Hidrogênio, Biodiesel, óleos vegetais, combustíveis sintéticos e Biogás. Também são analisadas as emissões de poluentes, com o objetivo de reduzi-las e diminuir o consumo de combustível. Além disso, o Grupo também trabalha com o desenvolvimento de motores, desde os cálculos primários, até o protótipo final.

Segundo os professores, “A gente tem toda a parte de engenharia automotiva, que nos permite avaliar combustível, dispositivos empregados nos motores, o próprio motor, o desempenho do motor e de veículos que são trazidos para teste”.

Estrutura:

Hoje o Laboratório tem em torno de seiscentos a setecentos metros quadrados de área, onde estão incluídas três células de teste e sete dinamômetros – dispositivos utilizados para medir o resultado de uma força. Dos sete, seis são de bancada e um é de rolo, que permite com que os dados, como torque e potência, sejam coletados diretamente do veículo, sem precisar retirar o motor para fazer o ensaio.

Projetos:

O GPMOT possui uma grande quantidade de projetos de pesquisa e desenvolvimento, em parceria com diversas montadoras nacionais. Martins afirma: “temos vários projetos grandes aprovados, de um a quatro milhões de reais, que ajudam a sustentar o laboratório e pagar a bolsa dos alunos”. Dentre eles, destacam-se:

Os docentes acrescentam que, com exceção dos projetos do Hidrogênio e do Ozônio, todos são realizados em parceria com outras instituições, como o Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp). Ainda destacam a parceria com a Fiotec Education, uma divisão de treinamento da empresa Fiotec.

Atualmente o Laboratório conta com mais de 20 alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Eles se dividem entre os cursos de engenharia mecânica, engenharia aeroespacial, engenharia elétrica, engenharia de telecomunicações e engenharia acústica.

De acordo com Hausen, os alunos vinculados ao laboratório têm a oportunidade de trabalhar diretamente nos projetos, assim como teriam se estivessem empregados na indústria. Ele afirma, “O laboratório é grande em termos de mão de obra, os alunos saem daqui bastante capacitados. Por isso eles procuram bastante a gente, por conta do nosso diferencial em desenvolvimento”.

O GPMOT também mantém parceria com a Heilbronn University, na Alemanha, que possui um laboratório equivalente ao da UFSM. Os pesquisadores afirmam que isso possibilita um grande intercâmbio de alunos entre as Universidades, o que contribui para solidificar cada vez mais a parceria.

O Laboratório de Motores é reconhecido nacionalmente, tanto por grandes empresas, através da participação em congressos, como por pequenas montadoras, através das redes sociais. Atualmente o GPMOT possui perfil no Facebook, Instagram e Linkedin, além do próprio site do laboratório na página da UFSM. Para acessá-lo, basta clicar no link: https://www.ufsm.br/grupos/gpmot

Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova