Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programa Sinergia: atividade final apresentou soluções para startup da Pulsar Incubadora



O programa Sinergia, coordenado pela equipe de Educação Empreendedora da Proinova, tem como objetivo estimular o espírito empreendedor na comunidade acadêmica, estabelecendo conexões entre empresas residentes na Incubadora Pulsar e alunos de graduação e pós-graduação.  

Durante o primeiro semestre de 2023, os alunos da disciplina de Projeto de Software 1, orientados pelos professores Daniel Welfer e Joaquim Assunção,  desenvolveram soluções teóricas e práticas para atender às demandas da empresa Qiron, residente na Incubadora Pulsar. 

A Qiron Robotics foi fundada por dois pesquisadores da área de robótica que tinham o sonho de levar suas descobertas do laboratório para a sociedade. A empresa tem como propósito levar a humanização da tecnologia para um novo patamar de conforto e conexão, especialmente através da educação e do suporte para saúde mental. Seu compromisso é criar e desenvolver robôs que possam interagir com as pessoas de forma natural e expressiva, além da possibilidade de integrar ferramentas inovadoras através de APIs.

No último 06 de julho, os alunos apresentaram à empresa e à uma banca avaliadora, os resultados obtidos no decorrer da disciplina que apostou no Programa Sinergia para agregar práticas de mercado aos alunos. Durante o semestre foram realizadas atividades de desenvolvimento de um API – Interface de Programação de Aplicação – que permite automatizar e gerenciar melhor os diferentes roteiros que o robô da empresa implementa. 

O professor Daniel Welfer, afirma que durante a apresentação do projeto ficou clara a contribuição dos alunos para a empresa, ao desenvolver em sala de aula a solução de um problema real.  Também ressalta a importância dos empresários e professores ao auxiliarem e orientarem a melhor forma de desenvolver a solução para o problema apresentado.

O docente complementa que “Os participantes se beneficiaram com novos conhecimentos advindos da pesquisa desenvolvida e obtiveram a oportunidade de construir uma solução de aplicação que atendeu à demanda real de uma empresa”.  Ainda acrescenta que uma das alunas participantes, Jade Carvalho, conquistou uma vaga para estágio não obrigatório na empresa e irá continuar o desenvolvimento do API para integrá-lo ao sistema da empresa.

A Coordenadoria de Educação Empreendedora adianta que no próximo semestre letivo de 2023, haverão novas oportunidades para conectar as empresas residentes da Incubadora Pulsar às salas de aula da graduação e pós-graduação da UFSM. 

 

Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-5591

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes