O Programa Rota 2030 proporciona mais uma oportunidade de parceria com envolvimento da UFSM, desta vez com o projeto “ Desenvolvimento
de um diferencial eletrônico em suporte ao controle dinâmico em veículos de tração elétrica”. Para entender mais sobre, foi entrevistado o
coordenador do projeto, professor do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM, Vinícius Marini.
Segundo o docente, a criação do projeto se deu pela necessidade de desenvolver competências para a transformação que está ocorrendo no
automobilismo. De acordo com ele, “ Existe a necessidade de que a propulsão à combustão interna seja complementada por outras fontes de
potência, como acontece com sistemas eletrificados de tração em veículos híbridos e elétricos, por exemplo”.
O objetivo dos pesquisadores é desenvolver um sistema eletrônico embarcado capaz de substituir a funcionalidade de um diferencial –
conjunto de engrenagens que permite ao automóvel fazer curvas – para atuar motores elétricos individuais em cada roda. Segundo Marini, “esse
componente eletrônico não só permitiria a diferença de rotação entre a roda interna e externa, como também a distribuição de potência
diferenciada de forma intencional em resposta às circunstâncias de condução, para obter uma melhor eficiência”.
Atualmente, o processo se dá com a implementação de sensores embarcados, a fim de entender como funciona o desenvolvimento da
dinâmica de um veículo e como se pode fazer testes e desenvolver a solução em uma plataforma de escala. De acordo com o professor, esse
processo já está com o planejamento praticamente concluído e, a partir de agora, é necessário efetuar as tratativas para iniciar o projeto.
Marini conclui que o programa é uma maneira da Universidade afirmar sua relevância e seu papel social, além de formar pessoas capazes de lidar
e vencer os desafios que a sociedade apresenta. Segundo ele, “é uma oportunidade de motivar uma aproximação logística não somente da
Universidade, como também da própria região de Santa Maria com o que há de mais novo no mundo”.
Bancada de teste para controle de motores elétricos independentes por roda, sistema que será desenvolvido no projeto.
Caminhonete Rivian R1T. Ela possui motores independentes por roda.
Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo
Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova