O Programa Rota 2030 proporciona mais uma oportunidade de parceria com envolvimento da UFSM, desta vez com o projeto “ Desenvolvimento
de um diferencial eletrônico em suporte ao controle dinâmico em veículos de tração elétrica”. Para entender mais sobre, foi entrevistado o
coordenador do projeto, professor do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM, Vinícius Marini.
Segundo o docente, a criação do projeto se deu pela necessidade de desenvolver competências para a transformação que está ocorrendo no
automobilismo. De acordo com ele, “ Existe a necessidade de que a propulsão à combustão interna seja complementada por outras fontes de
potência, como acontece com sistemas eletrificados de tração em veículos híbridos e elétricos, por exemplo”.
O objetivo dos pesquisadores é desenvolver um sistema eletrônico embarcado capaz de substituir a funcionalidade de um diferencial –
conjunto de engrenagens que permite ao automóvel fazer curvas – para atuar motores elétricos individuais em cada roda. Segundo Marini, “esse
componente eletrônico não só permitiria a diferença de rotação entre a roda interna e externa, como também a distribuição de potência
diferenciada de forma intencional em resposta às circunstâncias de condução, para obter uma melhor eficiência”.
Atualmente, o processo se dá com a implementação de sensores embarcados, a fim de entender como funciona o desenvolvimento da
dinâmica de um veículo e como se pode fazer testes e desenvolver a solução em uma plataforma de escala. De acordo com o professor, esse
processo já está com o planejamento praticamente concluído e, a partir de agora, é necessário efetuar as tratativas para iniciar o projeto.
Marini conclui que o programa é uma maneira da Universidade afirmar sua relevância e seu papel social, além de formar pessoas capazes de lidar
e vencer os desafios que a sociedade apresenta. Segundo ele, “é uma oportunidade de motivar uma aproximação logística não somente da
Universidade, como também da própria região de Santa Maria com o que há de mais novo no mundo”.
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Bancada de teste para controle de motores elétricos independentes por roda, sistema que será desenvolvido no projeto.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/399/2023/06/m._rivian_r1t_highway-1024x576.jpg)
Caminhonete Rivian R1T. Ela possui motores independentes por roda.
Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo
Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova