Nos dias 15 e 16 deste mês, o Pró-Reitor de Inovação e Empreendedorismo, Daniel Pinheiro Bernardon, visitou os campus da UFSM em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.
De acordo com o Pró-Reitor, “as visitas a esses campus foram a oportunidade de apresentar as iniciativas da Proinova, incluindo a Coordenadoria de Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual, a Coordenadoria de Educação Empreendedora, o Parque Tecnológico InovaTec e a Incubadora Tecnológica Pulsar”. Ele acrescenta que ainda foram apresentadas as ações realizadas no campus de Santa Maria, como os Ideathons, a Pré Incubação e a Incubadora Coletiva.
A visita ao campus de Frederico Westphalen aconteceu na quinta-feira, dia 15 de junho. Durante a manhã, foi apresentada a estrutura da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo e suas iniciativas à comunidade acadêmica da unidade. Também foram destacadas as ações de Política de Inovação que promoverão uma série de oportunidades, como a Sala Inovadora do campus.
Já no período da tarde, o Pró-Reitor, juntamente do diretor do Campus UFSM-FW, Braulio Otomar Caron, visitaram a prefeitura da cidade, para apresentar a estrutura da Proinova e suas ações ao Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Alessandro Molossi.
A visita ao campus de Palmeira das Missões, por sua vez, ocorreu na sexta-feira, dia 16 de junho. Durante a manhã, houve uma interação entre Daniel Bernardon e a comunidade acadêmica da instituição, para apresentar a Proinova e suas atividades. Segundo o diretor do campus UFSM-PM, Luiz Anildo Anacleto da Silva, “esse momento representou uma série de avanços e entendimentos sobre procedimentos que podemos adotar em relação a uma série de atividades. Foi uma atividade bem importante para todos nós”.
Já na parte da tarde, o pró-reitor recebeu lideranças regionais para falar sobre empreendedorismo e inovação. De acordo com Silva, “isso aproximou a universidade da comunidade e nos permitirá progredir muito nessas tratativas com as lideranças”. Ele acrescenta que, com a efetivação de futuras propostas de inovação e empreendedorismo, não só a Universidade será beneficiada, como também a comunidade.
Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo
Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova