O resultado preliminar do edital do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação – MAI/DAI foi publicado. O projeto foi submetido pela Proinova com 100% de aprovação e contará com um aporte financeiro de R$ 1,5 milhões referentes à dez bolsas de mestrado e sete de doutorado.
O Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação, promovido pelo CNPq, pretende contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação, fomentar projetos inovadores que apresentem risco tecnológico, por meio da pesquisa acadêmica, estimular a criação de redes de parcerias entre ICTs e empresas para a execução de projetos de pesquisa e de tecnologia inovadoras; auxiliar as empresas no desenvolvimento ou na melhoria de produtos, processos e serviços que favoreçam o avanço de setores econômicos estratégicos; além de promover ações de educação, popularização e/ou divulgação científica.
Para Daniel Luís Arenhardt, chefe do Núcleo de Prospecção e Valoração da Proinova, a seleção de todas as propostas submetidas ao edital reflete a expertise de nossos pesquisadores na elaboração e na condução de projetos que realmente se alinham às necessidades da indústria. Esse resultado pode, significativamente, gerar valor para as empresas parceiras. “O resultado também confirma o esforço de nossos pesquisadores em, cada vez mais, se aproximar das empresas e, por meio de projetos inovadores, desenvolver soluções que beneficiem, direta ou indiretamente, a sociedade”, pondera Daniel.