O processo de incubação tem como objetivo fortalecer e preparar as empresas por meio do monitoramento da evolução do negócio, além de possibilitar a interação com ecossistemas de inovação que contribuem para o desenvolvimento da empresa. O Programa de Incubação oferecido pela ulsar Incubadora Tecnológica da UFSMP contempla a fase em que o empreendimento deixa de ser ideia e passa a ser uma empresa, podendo ser uma incubação interna ou externa. Durante o programa, os empreendedores utilizam a infraestrutura e os serviços de apoio científico e tecnológico e de suporte operacional oferecidos pela Pulsar.
“Buscamos melhorar cada vez mais o programa de incubação da Pulsar. Acreditamos no potencial dos negócios de base tecnológica e como eles impactam no desenvolvimento da nossa região, com a geração de empregos e oportunidades para quem busca inserção nesse mercado. Importante destacar que a Incubadora está inserida em um ecossistema de inovação que trabalha a interação entre os negócios, proporcionando conexões que auxiliam na evolução das startups”, ressalta o gestor da Incubadora, Anderson Paim.
O edital oferece vagas para diferentes modalidades de incubação de empresas, como: interna, externa, coletiva e associadas. A interna consiste na instalação física da empresa na incubadora, usufruindo de todos os serviços. Na externa a empresa tem acesso a infraestrutura de uso comum da Pulsar Incubadora Tecnológica e usufrui dos serviços de monitoramento e planejamento, nos eixos gestão, capital, tecnológico, mercado e perfil empreendedor. Na incubação coletiva, (Coworking), é destinada para empreendimentos ou microempreendedores individuais desenvolverem projetos de base tecnológica no espaço compartilhado da Incubadora, terá acesso às estruturas de uso e serviços como salas de conferências, copa, sala de reunião, treinamentos, cursos e eventos. Já para a modalidade de empresas associadas, não é necessário a instalação física, mas receberá apoio e uso dos serviços prestados pela Pulsar para o desenvolvimento de novos negócios, processos e produtos.
As propostas para incubação devem ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas, que possuam a capacidade técnica necessária ao desenvolvimento de um produto ou serviço inovador sob o ponto de vista tecnológico. Não é necessário que a empresa esteja formalmente constituída quando da apresentação da proposta.
O direcionamento dos empreendimentos para cada incubadora será feito pela comissão de avaliação. As inscrições para o processo seletivo encerram em 31 de dezembro e custam R$ 80,00 (oitenta reais). Mais informações aqui
Sobre a Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM
Criada em 2015, apoia empreendimentos de base tecnológica e empresas juniores, vinculadas a à pesquisa, ao desenvolvimento e inovação, buscando a difusão do conhecimento, de novas tecnologias e de práticas inovadoras. Em 2020, conquistou a certificação Cerne 1, relacionado diretamente ao desenvolvimento dos empreendimentos incubados, demonstrando capacidade para prospectar e selecionar boas ideias e transformá-las em negócios inovadores bem sucedidos. Esta certificação atesta que a incubadora segue os padrões exigidos pela associação, que vão ao encontro das melhores práticas nacionais e internacionais.
A Incubadora está localizada em dois espaços da UFSM, nos Prédios 02 e 61H e faz parte do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM (InovaTec). Atualmente, a Pulsar possui 45 startups inseridas no ambiente de inovação. Com mais de 167 postos de trabalho e mais de 5,6 milhões de faturamento, a Incubadora contribui para o desenvolvimento econômico e social de Santa Maria.
Com informações da Comunicação do InovaTec e Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM