Professora do Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência do Centro de Tecnologia (CT) ganha prêmio na categoria Pesquisador na Empresa
A professora Luciane Neves Canha, do Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM, foi uma das agraciadas do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022, na categoria Pesquisador na Empresa, que destaca a relação das instituições com o meio empresarial. A premiação da professora foi divulgada na última segunda-feira, dia 19 de setembro, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria Estadual de Inovação Ciência e Tecnologia (SICT).
O Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022 tem o tema de “Ciência Gera Desenvolvimento” e visa reconhecer o trabalho de pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público, industrial, empresarial e na área de comunicação. Após dois anos da premiação acontecer virtualmente em virtude da pandemia do Covid-19, em 2022, a cerimônia acontecerá em formato presencial, no dia 10 de novembro, às 18h30, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS.
Além de Luciane, o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022 ainda contemplou outras 13 categorias, onde as indicações mobilizaram a comunidade científica gaúcha, que, com a participação de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empreendedores. A seleção ocorreu através do comitê de assessores científicos da Fapergs e do comitê especial.
A professora da UFSM é referência na área de mobilidade elétrica. Ela já participou de diversos congressos e atividades internacionais e em outros estados do país. Teve destaque internacional ao figurar entre as 21 mulheres mais influentes em mobilidade pelo projeto Influential Women of Mobility (Mulheres Influentes da Mobilidade).