A disciplina “Atitude Empreendedora” abre diversas vagas no segundo semestre letivo da UFSM, com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma formação dedicada ao desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação e ao empreendedorismo. A iniciativa conta com 40 disciplinas complementares ofertadas para mais de 30 cursos diferentes.
Para o professor Lúcio Dornelles, que já lecionou essa disciplina pelo Departamento de Física da UFSM, o programa ajuda os alunos a serem capazes de montar um empreendimento, não apenas negócios. “Precisamos orientar os alunos a fazer esse empreendimento funcionar, fazê-lo se sustentar, mesmo que seja algo que não vise lucro”.
As atividades na disciplina orientam à construção de conceitos fundamentais para a área por meio de aulas e dinâmicas de grupo. As dinâmicas são realizadas com a participação de todos os alunos, bem como participação de empresários da região e palestrantes convidados. Além disso, debates, leituras e análises de periódicos são propostos aos alunos como instrumentos motivadores para a formação do plano de negócios.
Ao longo do semestre, grupos são formados, obrigatoriamente incluindo alunos de cursos diferentes, para que, ao final do processo, apresentem sua ideia de negócio. O curso ainda capacita os alunos a venderem suas ideias empreendedoras a uma banca e serem capazes de atrair pessoas dispostas a investir em seus empreendimentos.
Em 2022, a DCG Atitude Empreendedora completa 7 anos de existência e tem em seu currículo a formação de diversas empresas e profissionais com perfil empreendedor, como a Lunix Energia Solar, que venceu o Prêmio Empreenda Santander 2017 e a Buzee.
A disciplina Atitude Empreendedora abre vagas para estudantes de todos os cursos, das mais diversas áreas. Para mais informações, acesse o site da UFSM.
Texto por Luka de Andrade – Bolsista de Comunicação da Agittec