O projeto “Desenvolvimento de gamificação para usuários da plataforma corporativa Universidade Voalle” foi aprovado na última quarta-feira, dia 26 de junho. A iniciativa é financiada pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, a FUNDEP, em parceria da UFSM com o Grupo Voalle.
A proposta visa o desenvolvimento de um framework de gamificação para o ambiente virtual da Universidade Voalle, ou seja, a criação de uma estrutura que serve de base para construção de aplicações web tornando possível construir sites, aplicativos e softwares a partir de um esqueleto pré-definido. Essa plataforma, feita para os funcionários e clientes da empresa, oferece cursos na área de tecnologia e gestão de negócios, além de eventos organizados pela própria empresa.
Segundo o presidente do Grupo, Gilnei Engelmann, a implementação desta ferramenta na plataforma digital Universidade Voalle busca impactar positivamente a experiência que o aluno terá ao decorrer da sua trilha de aprendizado. O objetivo do projeto está diretamente ligado com a importância de aproximar o indivíduo da sua melhor experiência de aprendizagem.
Serão pesquisados e desenvolvidos elementos que atendam a estratégia de gamificação em ambientes de aprendizagem empresariais, no intuito de dar um maior engajamento por parte dos funcionários e clientes da empresa.
De acordo com a professora da UFSM na área de Informática na Educação, Roseclea Medina, a experiência corporativa permitirá aplicar conhecimentos teóricos na prática, bem como a aprendizagem de novas tecnologias e metodologias. “Essa experiência será um diferencial na área de formação dos alunos que participarão do projeto. Dessa forma, irá prepará-los para ingressar no disputado mercado de trabalho”, completa a professora.
O grupo Voalle e a UFSM possuem uma parceria de anos. A empresa já esteve dentro da universidade e constitui uma infraestrutura de suporte à formação de oportunidades de emprego e novos talentos. O presidente do Grupo Voalle entende que a construção e a construção de um ecossistema de empreendedorismo e inovação potencializa as empresas e permite a ampliação de perspectivas de negócios. “Assim, trabalhamos para a evolução dessa parceria da Voalle com a UFSM, que se dá nesse momento com a criação do novo projeto”, conclui Engelmann.
O projeto tem duração até o dia 31 de dezembro de 2024.
Texto escrito e editado por Luka de Andrade – Bolsista de Comunicação