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UFSM INNOVATION capacita servidores na área de empreendedorismo e inovação



Nos dias 24 e 25 de junho de 2022 aconteceu a Imersão UFSM INNOVATION – educação disruptiva e conectada ao mercado.  A ação teve como objetivo a capacitação de docentes e TAEs nas áreas de empreendedorismo e inovação por meio de atividades práticas e mentorias.

 

O evento foi realizado pela UFSM e Agittec em parceria com a empresa WhyDea, cuja missão é criar ecossistemas de tecnologia, inovação e empreendedorismo que esteja inserido nas principais comunidades de inovação do mundo. Sandro Augusto, Head de Marketing e Growth da Whydea, enfatiza a satisfação da empresa em ter esse contato de troca e contribuição com a UFSM para que o alcance dessa ação seja cada vez maior. 

 

“Acreditamos que ter a oportunidade de mostrar essa perspectiva para os professores para que eles empreendam em sala de aula, em suas carreiras e que, consequentemente, aumentem essa onda, é uma coisa que com certeza pode transformar um ecossistema que já é maduro como o de Santa Maria mas que tem muito a crescer ainda”, completa Sandro.

A ação contou também com a participação do SEBRAE, que financiou o evento e outras autoridades, como o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo. Em sua fala, Rodrigo diz que espera que as experiências da imersão transpasse o lado profissional e atinja também o pessoal. O evento teve um total de 50 participantes que tiveram os dois dias de oficinas e palestras. 

 

A imersão buscou também a capacitação de parte da comunidade docente da UFSM voltado à área de empreendedorismo e inovação por meio de atividades práticas e mentorias. Lucas Bellinaso, professor do Centro de Tecnologia da UFSM, diz que se inscreveu para aprender melhor sobre metodologias inovadoras, aliar mais a parte pedagógica com o mercado e também aplicar na parte de extensão. 

 

“Estamos com uma disciplina em projeto piloto no Centro de Tecnologia de ideação de projetos de negócios e estamos na etapa de definir os problemas da sociedade e ver possíveis soluções para elaborar um projeto de negócio com os alunos para que depois eles possam seguir em frente. Com a imersão, pretendo tentar melhorar a metodologia”, concluiu Lucas. 

 

O treinamento deve instigar os professores a aprendizagem e utilização de novos métodos e ferramentas, para fazer com que haja uma atualização de conteúdos de base educacional referente aos temas apresentados na imersão.

 

Texto escrito e revisado por Luka de Andrade Santos – Bolsista de Comunicação

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