O município de Santa Maria está em posição de destaque no ranking divulgado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). No Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, a cidade ocupa a 19º posição nacional. O Rio Grande do Sul está representado no ranking com apenas dois municípios dentre as 20 primeiras colocadas no geral, Santa Maria, e a capital, Porto Alegre, que ocupa a sexta posição.
Elaborado pelo Enap – vinculado ao Ministério da Economia – e pela Endeavor – rede internacional de empreendedores, o estudo considera sete critérios “determinantes”, para estabelecer a pontuação de cada cidade na colocação geral, – Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso a Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora. No determinante Capital Humano, o município está entre as três melhores cidades do país, abaixo de Florianópolis, em Santa Catarina, e Vitória, no Espírito Santo.
Esse critério é relacionado ao acesso e à qualidade de mão de obra básica e qualificada. Segundo o ranking, para a análise, são verificados a proporção de adultos com Ensino Médio ou Ensino Superior completo, a nota média da população no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a quantidade de matrículas no Ensino Médio, a proporção de alunos concluintes em cursos de alta qualidade, com base no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), e o custo médio de salários de funcionários em cargos de gerência e direção.
De acordo com o diretor da Agittec, Daniel Bernardon, esse resultado mostra o potencial de Santa Maria para o empreendedorismo e inovação, sendo um dos seus diferenciais o seu capital humano, o qual está diretamente relacionado com as instituições de ensino superior.
“Na UFSM são mais de 2.000 docentes e de 26.000 discentes de graduação e pós-graduação, que atuam em atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de realizarem projetos de P,D&I com as empresas. Esse ambiente favorece bastante a criação e a vinda de empreendimentos para o município, que buscam inovações tecnológicas para os seus produtos e/ou serviços, tendo a universidade como parceira por meio de seus grupos e laboratórios de pesquisas, bem como a parceria com suas empresas incubadas”, detalha o diretor.
O QUE É O ICE?
O Índice de Cidades Empreendedoras foi lançado em 2014 e está na sexta edição. Conforme o relatório final de 2022, o objetivo do estudo é analisar o ambiente de negócios das 100 cidades mais populosas do Brasil para mostrar quais possuem as condições mais propícias para o desenvolvimento de ecossistema empreendedor e o porquê. Além disso, o ICE é uma ferramenta que serve para os gestores públicos, que podem se basear nos apontamentos para tomar decisões, e para os cidadãos acompanharem o resultado das ações dos governos e cobrar mudanças dos gestores.
ÍNDICE DE CIDADES EMPREENDEDORAS – RANKING GERAL – TOP 20*
1º – São Paulo (SP)
2º – Florianópolis (SC)
3º – Curitiba (PR)
4º – Vitória (ES)
5º – Belo Horizonte (MG)
6º – Porto Alegre (RS)
7º – São José dos Campos (SP)
8º – Osasco (SP)
9º – Joinville (SC)
10º – Cuiabá (MT)
11º – Niterói (RJ)
12º – Santo André (SP)
13º – Cascavel (PR)
14º – Goiânia (GO)
15º – Rio de Janeiro (RJ)
16º – São Bernardo do Campo (SP)
17º – Londrina (PR)
18º – Recife (PE)
19º – Santa Maria (RS)
20º – Blumenau (SC)
*O ranking completo conta com 101 cidades