Criada em 2015, a Auster Tecnologia desenvolve tecnologias de gestão do nitrogênio na agricultura a partir da combinação de sensoriamento remoto da vegetação com as informações disponíveis da lavoura. Com isso, consegue gerar prescrições de fertilizantes em taxa variável realmente inteligentes.
A startup fornece soluções que se integram facilmente à rotina da fazenda, aumentam a produtividade e reduzem o desperdício dos insumos nitrogenados, aumentando a eficiência e a sustentabilidade do cultivo. Atualmente, o serviço está disponível para milho, trigo, feijão e algodão.
Como o método funciona
O Nitrogênio é o nutriente mais demandado e que mais influencia a produtividade da lavoura e os métodos tradicionais de manejo desperdiçam em média 50% do insumo aplicado, gerando grande impacto ambiental e financeiro. Pensando nisso, a Auster desenvolveu o Smart-N, a única recomendação de nitrogênio em taxa variável que realmente entende as necessidades da lavoura.
Com imagens aéreas multiespectrais que integradas aos dados da lavoura entregam o insumo certo, no lugar certo, no momento certo e principalmente na quantidade certa, reconhecendo assim, as necessidades nutricionais e o potencial das plantas para atingir a máxima produtividade.
As lavouras manejadas com Smart-N produzem, em média, de 4 a 12% a mais se compararmos com os métodos tradicionais, representando aumento de lucro que facilmente ultrapassam mil reais por hectare.
Startup premiada
Dentre os prêmios conquistados, destaca-se como a startup mais inovadora da Região Central do estado pelo mapeamento Casos de Sucesso de Inovação RS 2020. Também foi Destaque-prêmio como melhor startup do Agronegócio no primeiro Ciclo do Programa InovAtiva Brasil em 2021, o maior programa de aceleração de startups da América Latina, que contou com mais de 1.000 empresas participantes.
A empresa, que está na fase de tração e está presente em 5 estados brasileiros: RS, MG, MT, GO, e BA e possuindo mais de 60 clientes, é guiada pelo conceito de impacto triplo: social, ambiental e econômico. Busca promover mundialmente o uso mais eficiente dos meios produtivos hoje, para garantir um planeta sustentável e habitável nos próximos anos.