Ocorreram no último sábado (25) as apresentações finais e cerimônia de premiação do Hackathon SEPOC 2021. O evento, realizado de maneira 100% remota, contou com inscritos e mentores de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
O desafio dessa edição era desenvolver uma solução para o gerenciamento de recursos energéticos distribuídos empregando a plataforma de simulação Typhoon HIL, incluindo a proposição de negócios sustentáveis na área. A metodologia para desenvolvimento do Hackathon foi elaborada e aplicada pelo grupo VIA Estação Conhecimento, da UFSC.
No total, foram formadas sete equipes interdisciplinares, com integrantes das áreas de Engenharia Elétrica e áreas afins, Tecnologia da Informação, Design e Negócios.
Confira o nome das sete equipes que concluíram o desafio: Concept/A, EcoTrust, Harmônica, Identidade, NRG Team, Smart Energy e UHW.
O professor Lucas Bellinaso, coordenador do curso de Engenharia Elétrica (CT) e do Hackathon SEPOC 2021, destacou o alto nível das soluções apresentadas pelos grupos.
“Durante uma semana, as equipes desenvolveram ideias de negócio e a solução técnica, apresentados no dia 25/09. Os resultados que obtiveram em tão pouco tempo surpreenderam positivamente a todos, mentores e avaliadores. O fato de ser um evento online e os participantes trabalharem de forma remota propiciou vantagens não pensadas inicialmente. Tivemos a participação de pessoas de vários estados do Brasil, inclusive dentro da mesma equipe”, afirmou Lucas.
Cada uma das equipes teve cinco minutos para apresentar o pitch do modelo de negócio elaborado e, em seguida, mais cinco para fazer a apresentação da solução técnica para a banca avaliadora.
A equipe vencedora do desafio, e que garantiu uma premiação de R$ 7 mil + mentoria com a WOW Aceleradora, foi a Identidade, composta por estudantes de RS, SC, PR. O grupo propôs um sistema completo e otimizado de geração distribuída para uso rural, que inclui a fonte fotovoltaica, gerador a combustível, o banco de bateria e um software inteligente de análise e comparação das fontes de energia. Completaram o pódio as equipes EcoTrust e UHW, respectivamente.
O prêmio de equipe destaque, concedido pelos mentores, ficou com a Concept/A, em reconhecimento ao esforço e à dedicação despendidos ao longo do desafio.
“Foi uma experiência transformadora, tanto para os mentores, quanto para os participantes”, completou Lucas.
As apresentações finais das equipes e cerimônia de premiação podem ser visto no canal no YouTube da IEEE UFSM Student Branch
O Hackathon é vinculado ao Seminário de Eletrônica de Potência e Controle (SEPOC), evento promovido pelo ramo estudantil IEEE UFSM Student Branch, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Geração Distribuída (INCT-GD), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica/UFSM e Centro de Tecnologia. A 14ª edição do SEPOC já está marcada para os dias 12 a 15 de novembro de 2022, com o tema central “Inteligência e Conectividade: dirigindo o futuro da Eletrônica de Potência e de Sistemas Elétricos”. Uma nova edição do Hackathon SEPOC ainda não tem data marcada.
Notícias anteriores sobre o Hackathon SEPOC 2021:
Final do Hackathon SEPOC 2021 é neste sábado (25)