O sétimo episódio da terceira temporada do Programa Inovação Além do Arco apresenta a Horty, startup incubada na UFSM. A empresa oferece um serviço online que possibilita a compra de produtos orgânicos direto com o produtor.
A preocupação e o cuidado com a produção dos alimentos in natura vem crescendo nos últimos anos, principalmente nos centros urbanos. Esse cuidado gerou uma grande valorização das feiras, mas com a rotina acelerada nem todas as pessoas têm o privilégio de ir até a feira e escolher seus alimentos.
Para facilitar o acesso do consumidor a esses alimentos, a equipe da Horty criou uma plataforma capaz de aproximar consumidores de centros urbanos de produtores rurais. A plataforma possibilita que o morador da cidade tenha acesso a produtos frescos, de procedência comprovada, com uso responsável de pesticidas e agrotóxicos, oriundos da agricultura familiar local.
Atualmente, a plataforma conta com o cadastro de diversos produtores da região de Santa Maria. Todos atendem a processos estabelecidos pela Vigilância Sanitária, Ministério da Agricultura e outros órgãos reguladores. Os produtos são diversos, é possível encontrar hortaliças, frutas, legumes, grãos, panificados, sucos, vinhos, mel e até embutidos. Tudo isso pode ser adquirido pelo celular, tablet ou computador e o pagamento pode ser feito com cartão de crédito, débito ou via pix. Os alimentos são entregues pelo próprio produtor, no endereço informado pelo consumidor.
Cada produtor tem definidos os dias e horários em que vem à cidade fazer as entregas. O cliente seleciona o que deseja, efetua a compra e, na data estabelecida, o produtor faz a entrega. Por enquanto a plataforma está disponível apenas para moradores de Santa Maria, mas os planos da startup envolvem a expansão, para logo chegar a outros municípios.
A plataforma também oferece uma área de cadastro para os produtores interessados em comercializar seus produtos na Horty. Além das vendas online dos produtos, a plataforma oferece um painel de controle onde o produtor gerencia os pedidos, as entregas, o estoque e consegue fazer a gestão e a análise de vendas. Os produtores têm total autonomia para determinar os preços dos produtos e as datas e horários de entrega.
A missão da Horty é levar eficiência ao setor de comercialização de hortaliças e impactar de forma sustentável a relação do consumo de alimentos na região e, futuramente, no Brasil. Para utilizar o serviço da Horty, basta acessar o site, fazer o seu cadastro e escolher um produtor.