Na última semana, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) e a AGITTEC, promoveram uma apresentação aos pesquisadores da UFSM sobre as diretrizes gerais e forma de atuação da FUNDEP em projetos. Membros da fundação apresentaram o funcionamento da mesma, como é feita a gestão dos projetos e como se dão os processos de negociação e execução. O vídeo da apresentação está disponível no canal da Agittec no Youtube.
Também foram realizadas duas reuniões com os coordenadores para resolver dúvidas pontuais levantadas pelos pesquisadores previamente, além de uma reunião com a equipe de execução da Fundep para esclarecimentos sobre projetos já assinados e implementados. O professor do Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência da UFSM, Daniel Bernardon, participou dos eventos para conhecer melhor a estrutura da Fundep e as equipes técnicas. “O suporte que a AGITTEC oferece aos pesquisadores atuando como facilitadora nesse processo de transição é fundamental para o êxito dos projetos, esse apoio institucional nos ajudará muito a superar os novos desafios, bem como de aprimorar os processos e sistemas da fundação”, conta Bernardon. Interessados em assistir às gravações das reuniões podem entrar em contato com a Coordenadoria de Transferência de Tecnologia através do e-mail agittec.tt@ufsm.br.
A Fundep é uma Fundação de Apoio de direito privado, sem fins lucrativos, que visa dar suporte a projetos de pesquisa, ensino, extensão de desenvolvimento institucional científico e tecnológico. Ela atua como agente de conexão entre o governo e a sociedade para a geração de soluções e oportunidades. A Fundep foi criada em 1975 e tem a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como instituição base, sendo que atualmente apoia mais de 30 outras instituições. Com mais de 700 organizações e empresas parceiras. A Fundep possui mais de 4 mil projetos em andamento e acumula mais de 3,5 bilhões de reais em projetos aprovados.
Os coordenadores de projetos podem contar com a Fundep para assessorar o seu projeto desde a estruturação, através da área de negócios e parcerias. A assessoria oferece auxílio na formatação dos projetos, no planejamento orçamentário, análise e orientação quanto às regras da instituição executora (UFSM) e dos órgãos financiadores dos projetos, quando for o caso, dentre outros serviços.
Na fase de execução, a fundação acompanha a evolução financeira dos projetos, realiza as interfaces necessárias junto aos financiadores, apoia nas necessidades de prorrogação dos projetos e realiza a gestão administrativa e financeira, como recebimento de recursos e realização das aquisições previstas pelo projeto. Através da plataforma Espaço do Coordenador é possível fazer e acompanhar qualquer tipo de pedido relacionado ao projeto, além de gerar relatórios e ter uma visão macro referente a valores gastos, saldo disponível, porcentagem executada, dentre outras funcionalidades.
No vídeo (link acima), você encontra a explicação detalhada de todos os serviços prestados pela Fundep em cada etapa do projeto. Para mais informações e orientações sobre a contratação da Fundep, os pesquisadores interessados podem entrar em contato com a Coordenadoria de Transferência de Tecnologia da Agittec através do email agittec.tt@ufsm.br ou do telefone (55) 3220-8887, bem como através da equipe de negócios e parcerias da FUNDEP, conforme contados abaixo:
Equipe de negócios e parcerias:
Isabelle Hilana Salgado Dias
Cel: 31-99983-9509
E-mail: isabelledias@fundep.com.br
Equipe de execução:
Ana Luiza Galliac
Tel: 31-3409-3140
Cel: 31-97158-0115
E-mail: anagalliac@fundep.com.br
Rodrigo Apolinário
Cel: 31-99969-9571
E-mail: rodrigoapolinario@fundep.com.br
Conforme Memorando Circular 03-2020-GR, no momento a única fundação apta a realizar novos projetos é a FUNDEP. A Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (FATEC) seguirá executando os contratos e projetos vigentes, de acordo com o Princípio da Continuidade aplicável à Administração Pública. Conforme orientação da Procuradoria Jurídica, eventuais prorrogações de projetos serão limitadas até o máximo de 90 dias, contados da data final de vigência original do contrato, para finalização das atividades em execução. Para informações sobre contratos e projetos em processo de tramitação para contratação da FATEC, acesse aqui o Memorando (link).
No caso de projetos com a FATEC que estejam com o prazo de encerramento próximo ou iminente, havendo o intuito de evitar que as atividades realizadas sofram paralisação, a AGITTEC orienta que os pesquisadores entrem em contato com a Coordenadoria de Transferência de Tecnologia da AGITTEC ou com a equipe de negócios e parcerias da FUNDEP, através dos contatos acima.
Texto: Giovana Dutra, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec).
Ilustrações: Angela N. López U., acadêmica de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec).