Estão abertas as inscrições para o 3º ciclo do Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria (EGII), que busca promover a cultura da inovação e aumentar a competitividade da indústria gaúcha. Serão investidos entre R$ 200 mil e R$ 600 mil por projeto de indústrias de grande, médio, pequeno ou micro porte, incluindo startups, que sejam contribuintes do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com CNPJ registrado no Rio Grande do Sul. Clique aqui para submeter sua ideia até o dia 18 de julho.
A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), além de apoiadora da iniciativa, fará parte da comissão avaliadora que selecionará as ideias contempladas. O fomento é uma ação do Sesi, Senai, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e conta com o apoio da Federação e Centro das Indústrias do Estado do RS (Fiergs), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Sict.
Além dos recursos financeiros, o projeto aprovado terá acesso aos conhecimentos processuais para o desenvolvimento da ideia e aos centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação das instituições. Também poderá participar de ação complementar do Sebrae sobre empreendedorismo, modelagem de negócio e divulgação do produto e de atividades do IEL com foco em gestão da inovação e liderança de empresas.
Áreas de atuação das propostas:
Agritech; Bioeconomia; Cidades Inteligentes; Design para Produto; Economia Circular; Edutech; Energias Renováveis; Indústria 4.0; Materiais Avançados; Nanotecnologia; Sistemas de Energia; Tecnologias Aplicadas à Saúde Hospitalar; Saúde Mental no Ambiente de Trabalho.
Texto: Giovana Dutra, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec).
Ilustrações: Angela N. López U., acadêmica de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec).