O segundo episódio da segunda temporada do Inovação Além do Arco apresenta o Laboratório de Motores e aborda as pesquisas desenvolvidas no setor de energia e mobilidade. Os professores e coordenadores Mario Martins e Thompson Lanzanova falam das contribuições para o desenvolvimento tecnológico do país.
O Laboratório de Motores iniciou suas pesquisas na década de 80, com foco no automobilismo de competição. Isso motivou desdobramentos que culminaram na criação e registro no CNPq, em 2011, do Grupo de Pesquisas em Motores, Combustíveis e Emissões (GPMOT). O crescimento da equipe e das pesquisas voltadas para a geração de energia, combustíveis renováveis e mobilidade, tornou necessária a construção de novas instalações. Assim foi criado o novo Laboratório de Motores, inaugurado em junho de 2014.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/399/2021/03/GPMOT_Moment-1024x576.jpg)
Atualmente o laboratório conta com uma infraestrutura moderna, contendo quatro dinamômetros de motores, um dinamômetro de chassis, um analisador de gases FTIR, sistemas de análise de combustão e medição de pressão de cilindro, dois motores monocilíndricos de pesquisa, um banco de fluxo e diversos outros equipamentos de testes. Além disso, possui licenças dos mais modernos softwares de simulação e desenvolvimento de motores e veículos.
Com uma equipe de mais de 20 pessoas, entre professores, pesquisadores, técnicos e alunos, o GPMOT desenvolve projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções práticas e efetivas para o setor produtivo. As pesquisas estão relacionadas à redução de emissões de motores, sistemas de geração de energia, combustíveis alternativos, propulsão alternativa e eficiência energética, bem como projetos não convencionais de motores.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/399/2021/03/GPMOT_Moment4-1024x576.jpg)
No laboratório, são desenvolvidos projetos com diversas empresas, desde as mais pequenas até multinacionais do setor automotivo. Além disso, há importantes parcerias internacionais com universidades da Alemanha, Inglaterra e Espanha, com as quais há intenso intercâmbio de estudantes e pesquisadores. A experiência do grupo também aparece através do apoio prestado às equipes de competição automobilística da UFSM (Formula SAE e Baja), bem como apoio ao automobilismo amador local.
Teremos vídeos novos nas próximas sextas-feiras, no nosso Facebook e no nosso Instagram. É possível rever a primeira temporada e o episódio da semana passada no nosso canal no Youtube.