O Programa de Pré-incubação 2020 teve, ao todo, a participação de 17 empreendimentos, tendo 11 qualificados ao fim do processo. Neste ano o Programa ocorreu de forma online, o que possibilitou que pessoas de cidades distantes como Pelotas participassem. As aulas foram síncronas, mas todo o conteúdo ficou disponível para ser assististido de acordo com a preferência dos participantes.
Empreendimentos certificados:
A+ Espaços Didáticos
Agência Sinestesia
BioDos
Clica&Applica
E-ditais.com
Food Caps
Horty Fazendas Urbanas
Inocular
Morros Tec
Olá! Está tudo bem?
W3 Special Ingredients
Empreendimentos participantes:
Delivery Super
GoldTime
Laft 21
Mel do Sul
NITRO CC
Projeto Union
O Programa de Pré-incubação tem a finalidade de qualificar as propostas de negócio e projetos que tem o objetivo de tornarem-se empresas incubadas. O processo tem duração de 60h e testa a viabilidade dos empreendimentos, ou seja, verifica se há a capacidade de a ideia se tornar de fato uma empresa. Os participantes assistem módulos de diversas temáticas como modelo de negócio, pesquisa de mercado, projeto de vida, questões jurídicas e questões financeiras.
Cada grupo tem um empreendedor de Santa Maria como mentor durante todo o processo e recebe opiniões e dicas de pessoas com experiência na área. Os modelos de negócio são apresentados para uma banca de avaliação, que orienta sobre o que está correto e o que precisa ser modificado no empreendimento. O Centro de Referência e Apoio à Novos Empreendimentos (Cerne) é o condutor dos processos da incubadora.
Texto: Giovana Dutra, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec)
Ilustrações: Camila Santarem, acadêmica de Desenho Industrial, bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec).