Na última quinta-feira (5), o Coordenador de Empreendedorismo da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM, Silon Junior Procath Da Silva, realizou uma capacitação aos professores do Curso Técnico em Agropecuária na Fundação Bradesco em Rosário do Sul (RS). O treinamento teve como objetivo apresentar uma metodologia de ensino, na qual os professores ensinem os seus alunos a pensarem de maneira empreendedora. Segundo o coordenador, “cada professor planejou sua disciplina num exercício prático, sendo ela uma startup focado no aluno”, explica.
Para a diretora de ensino da Fundação Bradesco, a médica veterinária Eunice Schmidt Schossler, a unidade está preparando técnicos em agropecuária para atuar em um mercado que requer o domínio de tecnologias, técnicas de produção e competências comportamentais, as chamadas soft skills. Por isso, sente a necessidade de inserir os aluno nesse ecossistema de inovação e colaboração: “para termos êxito precisamos preparar nossos professores para utilizarem metodologia ativas e diversificarem a forma de ensinar, deixando os alunos como protagonistas”.
A diretora ainda destaca que a participação do Silon foi fundamental para o engajamento dos profissionais, bem como compreensão das metodologias que serão empregadas no curso. “Em breve, começaremos as aulas preparando nossos alunos para as tendências do mercado de trabalho, onde a redução de emprego formal é eminente e o empreendedorismo é crescente”, ressalta.
Saiba mais sobre trabalho realizado pela Coordenadoria de Empreendedorismo da Agittec – UFSM aqui.
Texto: Luana Giazzon, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec)
Fotos: Divulgação
Edição: João Ricardo Gazzaneo