Empresa Nekto e Performance Vegetal, incubadas na UFSM, são comandadas por mulheres
Segundo o Relatório Especial de Empreendedorismo Feminino no Brasil, publicado em 2019 pelo Sebrae, 9,3 milhões de mulheres estão à frente de uma empresa no Brasil, representando 34% de todos os donos de negócios do país. Outra pesquisa conduzida pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), em parceria com o Sebrae RS, mostrou que o empreendedorismo gaúcho é mais equilibrado em relação a gênero, sendo 44,1% dominado por mulheres e 55,9% por homens. Lidiane Bertê (Nekto) e Betania Vahl de Paula (Performance Vegetal), contribuem para o aumento dessas estatísticas e inspiram outras mulheres a entrarem no universo empreendedor.
Em 2018, Lidiane ingressou no edital de incubação da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) UFSM. Sua empresa oferece uma plataforma que integra os processos de gestão de pessoas e atende as necessidades de candidatos e empresas, conectando-os de forma mais rápida e interativa. “Começar um negócio sem recursos financeiros foi difícil. Quando as dificuldades no negócio surgem, quando realmente acreditamos em algo, somos capazes de abrir mão dos nossos interesses pessoais, de nós mesmos em prol de um objetivo, de um sonho, de um negócio”, explica.
A Betania é doutora em Ciência do Solo pela UFSM, e ingressou na incubação em 2019. Sua startup de AgriTech auxilia empresas do setor agrícola e produtores a obterem nos seus produtos (in natura, suco ou fermentado) maior produtividade, qualidade e redução de custos. Sobre se tornar empreendedora, ela conta que sua maior dificuldade sempre é saber como começar. “Além disso, ser mulher no Agro ainda não é fácil, mas fazer parcerias com pessoas e empresas experientes que prezam pela competência ajuda bastante”.
Mais protagonismo feminino nas Incubadoras da UFSM
Neste ano, novas empresas criadas por mulheres serão incubadas na UFSM. Uma delas é a empresa Mobart, da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGArt) da UFSM Andrea Capssa, que foi selecionada no processo de incubação. A outra empresa é a Uni Freela, uma plataforma de contratação de freelancers capacitados para bares e restaurantes, criada pela acadêmica do Curso de Desenho Industrial da UFSM Paola Busanello Schramm, que foi selecionada no processo de pré-incubação e incubação.
Evento Mulheres Empreendedoras
No dia 26/03 a Agittec realizará uma Roda de debate: Mulheres Empreendedoras. Em breve as inscrições estarão disponíveis no nosso site.
Texto: Luana Giazzon, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec)
Fotos: Divulgação