Às Coordenadorias de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, representadas por Cibele Silva Do Couto, Lauren Peres Lorenzoni, e pelo Diretor da Agittec, professor Hélio Leães Hey, receberam nesta quarta-feira (12) a visita da Professora Dra. do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal da UFSM, Cristiane Pedrazzi, da doutoranda e doutorando em Engenharia Florestal, Marina Gentil e Rodrigo Coldebella, e também dos representantes da empresa TANAC, Luis Langbeck e Anderson Stoffels Mallmann.
O objetivo do encontro foi definir as questões necessárias para continuar o desenvolvimento de uma tecnologia, que está em processo de proteção. Um dos diferenciais desta tecnologia é a utilização de material cem por cento biodegradável, com características desejáveis ao setor de papéis e embalagens.
Segundo a contadora, Lauren Lorenzoni, “as tecnologias desenvolvidas na UFSM podem ser protegidas e, quando licenciadas, por meio de processos de transferência tecnológica, podem modificar a realidade industrial e social de um país”, ressalta.
Desse modo, as coordenadorias de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia atuam em conjunto, para que no momento da proteção da tecnologia seja realizada uma análise e planejamento da melhor forma de transferi-la para a sociedade.
A análise das duas coordenadorias, pesquisadoras, e da empresa cotitular, a TANAC, mostraram a necessidade de continuar o desenvolvimento tecnológico em escala piloto. Dessa forma, é possível elevar o nível de maturidade da tecnologia, até estar pronta para comercialização.
Texto e foto: Luana Giazzon, acadêmica do Curso de Jornalismo, bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec)