Foi divulgado nessa semana o resultado da primeira etapa do Programa InovAtiva Brasil onde, entre os aprovados, estão dois empreendimentos incubados na Pulsar, incubadora institucional da UFSM ligada a AGITTEC. O objetivo do programa é qualificar startups com ideias e tecnologias incríveis, mas que ainda não possuem muito conhecimento de negócio.
Entre as 300 startups aprovadas em todo o país, duas empresas tem sede na Pulsar: Fox IoT e Qiron Robotics. A Fox IoT opera junto ao setor elétrico e desenvolve soluções em Internet das Coisas para o segmento de energia elétrica. Ligada à robótica, a Qiron oferece cursos e robôs educacionais intuitivos e com profundidade de aprendizagem.
Os empreendimentos selecionados passarão por cursos de modelagem e validação da proposta de valor, acesso ao mercado, modelagem financeira das startups e acesso a capital. Ao final desta primeira fase de mentorias, os participantes se encontram em Bootcamps regionais e entram em contato com mais mentores em oficinas e workshops presenciais.
Após esta fase, serão selecionadas as 125 startups finalistas para mais dois meses de mentorias e a participação no Demoday InovAtiva, evento que vai conectar as startups a potenciais investidores, clientes e parceiros.