Define a estratégia de proteção dos bens intelectuais, levando em consideração seu potencial inovador e tecnológico, dando apoio às atividades de gestão da inovação na instituição. A Coordenadoria de Propriedade Intelectual (CPI) realiza e acompanha os processos de proteção e registro de patentes, programas de computador, desenhos industriais, circuitos integrados, marcas e cultivares junto aos órgãos competentes.
"A CPI disponibiliza uma excelente estrutura de apoio em todo o processo de propriedade intelectual, incluindo o auxílio da escolha da melhor forma de proteção, o suporte ao processo de redação e o acompanhamento permanente do depósito realizado. Esse apoio confere um diferencial aos pesquisadores, uma vez que uma adequada proteção intelectual potencializa a transferência das tecnologias de ponta desenvolvidas na instituição."
Leandro Michels
Professor - CT
"Dentro de um modelo de autossustentabilidade da universidade pública, é importante que se tenha o Registro de Propriedade Intelectual das inovações. Quando solicitei auxílio da CPI, pude contar com esclarecimentos, cursos de capacitação, apoio no uso de ferramentas, bem como auxílios na redação de pedidos de patente. Isso foi fundamental para que meu grupo de pesquisa realizasse dois depósitos de patente."
Raul Ceretta Nunes
Professor -CT
“Através da CPI, já consegui o depósito de 8 patentes e 10 registros de software. Gosto da visão estratégica que a equipe tem em relação à propriedade intelectual e do profissionalismo com o qual trata as demandas. Destaco os cursos oportunizados e qualificação da equipe, sempre pronta ao diálogo e esclarecimentos de dúvidas. A Coordenadoria é elemento-chave para o suporte ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação na UFSM."
Luciane Canha
Professora - CT