Emprego verde é o nome dado a toda atividade remunerada que auxilia diretamente no desenvolvimento sustentável. Com ações voltadas à preservação do meio ambiente, os empregos verdes foram citados pela primeira vez em 2007, numa parceria estabelecida entre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Confederação Sindical Internacional (CSI).
Ao contrário do que muitos pensam, os empregos verdes vão além dos cursos voltados às Ciências Biológicas. Eles são trabalhos de diferentes áreas que contribuem com a diminuição da emissão de carbono na atmosfera, reduzem a quantidade de resíduos gerados, repensam suas formas de consumo de energia e água e auxiliam na proteção da natureza.
Pensar em novas abordagens de trabalho é indispensável para que haja uma mudança ambiental positiva significativa. É preciso conectar todos os setores econômicos para essa mudança de paradigma, pois todas as atividades podem ser verdes dependendo do viés de suas ações.
A série “Empregos Verdes”, divulgada no Instagram do UMA, quebra esse preconceito que temos referente ao que são e quais podem ser os empregos verdes. Com publicações quinzenais, trazemos profissionais egressos da Universidade para contarem como sua formação se tornou um emprego verde.