No quarto episódio da série “Fala aí, PET”, o Programa de Educação Tutorial (PET) Ciências Agrárias da UFSM é destaque. Formado em 2011 com o intuito de contribuir para a formação acadêmica dos estudantes do curso de Agronomia da UFSM campus Frederico Westphalen, hoje o grupo conta com 18 membros e um professor tutor.
Atualmente, o PET Ciências Agrárias realiza ações que integram os pilares ensino, pesquisa e extensão. No que concerne ao ensino, destacam-se os minicursos, ministrados pelos próprios membros do grupo ou por profissionais convidados, que visam apoiar a grade curricular do curso, como a capacitação de “Morfologia vegetal”, “Preenchimento de Currículo Lattes e LinkedIn” e “Curso de calculadora científica”. Ainda, são promovidos eventos que integram tanto alunos da Universidade como a comunidade externa, como o “Simpósio de Atualização em Agronomia”, a “Noite Técnica” e as Lives realizadas pelo YouTube ou outras plataformas digitais.
Com relação à pesquisa, o grupo utiliza, principalmente, questionários online, como nas pesquisas com a comunidade externa para análise do perfil de consumidores de produtos orgânicos, in natura e transgênicos. Há também a realização de pesquisas com os próprios egressos do grupo PET e suas relações com o mercado de trabalho. No que tange à extensão, são realizadas atividades nas escolas da região do campus, onde há a interação dos alunos junto ao meio rural.
Já no cunho socioambiental, o PET realiza doação de alimentos, agasalhos e estímulo à doação de sangue, além da organização de hortas e pomares em escolas e casas de recuperação. Também são elaboradas matérias técnicas mensais para revistas da região que visam atingir o público com informações e conhecimento da área agronômica.
Para organização das atividades do grupo, há um planejamento anual, onde são definidos novos projetos ou a continuação de projetos já desenvolvidos com a sua respectiva descrição, membros responsáveis e prazo de entrega. Apesar disso, não há limitações de participação dos membros nas ações, os participantes prezam pela colaboração contínua.
O PET Ciências Agrárias já participou de uma série de eventos, dentre eles, está a primeira edição do PETchê, o Encontro Gaúcho dos Grupos PET, realizado em 2019. Lá, os membros participaram de uma série de palestras que enriqueceram as trajetórias profissionais destes.
“Fazer parte do PET é fazer parte de uma família, é dividir opiniões e construir ideias e projetos juntos e poder, de alguma forma, auxiliar ou compartilhar conhecimentos com alunos e comunidade externa. É ter a oportunidade de vivenciar muito mais do que a sala de aula, é crescer e se desenvolver no sentido pessoal e profissional”, finalizam os membros.