Caroline Siqueira | Bolsista de Jornalismo no Projeto Universidade Meio Ambiente.
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”
Paulo Freire.
É com esta frase icônica de Paulo Freire, um dos educadores mais famosos e respeitados mundialmente, que damos início ao encerramento do quadro “Mulheres Sustentáveis e Transformadoras”. Essa série foi imaginada para que, além da divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) e dos projetos de pesquisa e extensão da Universidade, também houvesse o reconhecimento das mulheres, de fato sustentáveis e transformadoras, que estão por trás destes projetos
A Agenda 2030 foi imaginada para auxiliar a construção de uma sociedade que se desenvolvesse de forma sustentável, utilizando seus recursos conscientemente e promovendo cada vez mais a igualdade social. São 17 ODS’s e 16 deles já foram abordados ao longo desta série, cada um com sua particularidade. E para encerrarmos, trazemos o último Objetivo, o ODS 17, que visa firmar um compromisso renovado de cooperação entre a comunidade internacional e uma parceria global ampla, que inclua todos os setores interessados e as pessoas afetadas pelos processos de desenvolvimento.
“Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas, privadas, e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias, dados, monitoramento e prestação de contas”
Artigo 17 do ODS 17
As parcerias são imprescindíveis para o desenvolvimento da comunidade. Na ciência, por exemplo, os estudos só conseguem ser publicados e comprovados através da parceria de cientistas, até mesmo de outros países. No período de pandemia que estamos vivendo, podemos observar ainda mais a importância da colaboração internacional em prol do mesmo objetivo. A vacina contra o coronavírus se destaca nessa discussão, visto que países como China e Brasil atuaram juntos para a aprovação da Coronavac.
Ainda, agora que a largada de vacinação já foi iniciada, nações que já tiveram a maioria de suas populações vacinadas, estão doando doses para os países mais desassistidos, formando uma grande rede de apoio e combate contra a COVID-19.
Essa cooperação entre a comunidade é alicerce fundamental do desenvolvimento e, por ser multidisciplinar, é presente em diferentes ações da Universidade. Entretanto, hoje daremos destaque ao curso de extensão “Curso de Formação Continuada para Gestores Escolares, Conselheiros Municipais de Educação e Técnicos-Administrativos” coordenado pela professora do Departamento de Administração Escolar e do Programa de Pós-Graduação da UFSM Elisiane Machado Lunardi.
O objetivo desse projeto é promover a formação continuada aos gestores escolares, conselheiros municipais de Educação e técnicos-administrativos no sentido de qualificar a sua atuação em processos de gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas municipais e contextos educativos, considerando as políticas públicas da educação em inter-relações com os desafios educacionais da contemporaneidade.
O curso foi guiado pelas legislações relacionadas à educação, como a Constituição Federal de 1988, a Lei nº. 9.394/96, que trata das Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional de Educação. A ação teve início antes da pandemia, mas não foi paralisada devido à crise sanitária.
Por aulas via Google Classroom, Lunardi, outros docentes da UFSM, pós-graduandos do Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional dão aulas e também contam com o apoio de profissionais da Promotoria Regional de Educação de Santa Maria, Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul e União dos Conselhos Municipais do Rio Grande do Sul e demais convidados para auxiliar os gestores da educação em seus desafios frente à pandemia.
Em 2019 e 2020, Lunardi trabalhou com os conselheiros municipais e também professores da rede municipal de Cachoeira do Sul, através de uma formação de 120h com os docentes, que juntos totalizaram mais de 150 participantes. Com o sucesso dessa ação e de outras promovidas pelo projeto, a professora ofertou um curso de curta duração no mês de junho para 44 municípios pertencentes a Promotoria Regional de Educação de Santa Maria (Preduc), em parceria com o Ministério Público e com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Neste curso, secretários de educação, professores e funcionários das secretarias tiveram a oportunidade de discutir sobre Políticas públicas e gestão educacional e escolar em tempos de pandemia do Covid-19.
Além da extensão e do ensino, Lunardi é líder do Grupo de Pesquisa Redes de Estudos e Pesquisas em Gestão Educacional CNPP/UFSM. Os integrantes do grupo são protagonistas no planejamento e desenvolvimento dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, com a participação de acadêmicos da Pós-graduação, Graduação e professores da rede básica e superior.
Elisiane Machado Lunardi é graduada e licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação da UFSM (1991), , especializada em Orientação Educacional pelo Curso de Especialização em Gestão Escolar/CE/UFSM (2000) e mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/CE/UFSM (2002) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, Lunardi é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, atuando na graduação com as disciplinas de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Gestão Educacional e Pesquisa em Educação. Também é professora credenciada no Programa e Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 01: Políticas e gestão da escola básica e superior. A professora diz que “a UFSM é uma grande mãe, ela nos acolhe muito”.
Depois de sua formação em Pedagogia pela UFSM, Lunardi entrou no mercado de trabalho e atuou por mais de 20 anos na rede pública municipal de Santa Maria e também em Instituições de Ensino Superior. Em 2016, ingressou no quadro de docentes no Departamento de Administração Escolar, Centro de Educação, da UFSM. “Educação para mim é empoderamento”, diz a professora.